São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
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Ferran fica em 2º no GP de Miami

Indy estréia com brasileiro no pódio

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A HOMESTEAD (EUA)

O norte-americano Jimmy Vasser (Ganassi) obteve ontem, em Homestead (EUA), sua primeira vitória na Indy. A prova abriu a temporada de 96 da categoria e teve o brasileiro Gil de Ferran como segundo colocado.
Quase metade da corrida transcorreu sob bandeira amarela -56 das 133 voltas-, o que lhe tirou a emoção. O GP chegou a ser interrompido por causa da chuva.
Segundo o regulamento da Indy, não pode haver atividade em pistas ovais, como a de Homestead, se houver água no traçado.
Naquela altura da prova, Paul Tracy (Canadá/Penske) era o líder. O canadense foi, por todo o final de semana, o mais veloz e largou na pole position.
Tracy foi soberano até a volta 84, quando a caixa de câmbio de seu carro quebrou e ele abandonou.
Sorte de Gil de Ferran, que largara em segundo e ali se mantivera até então. Ele assumiu a ponta, perseguido por Jimmy Vasser.
Ambos os pilotos têm seus carros impulsionados por motores da Honda, que voltou a mostrar sua força em circuitos ovais.
Gil se conservou na ponta por 18 voltas. Numa relargada, após uma das sete bandeiras amarelas da corrida, Gil foi ultrapassado por Vasser, que abriu vantagem e venceu.
"Eu estava atrás do Boesel e decidi passá-lo por fora na relargada. De repente, um carro, que não vi qual era, se colocou justamente ali e eu fiquei preso", contou Ferran.
"Simplesmente vi uma porta aberta para mim e fui em frente. Sorte minha", comentou Vasser.
Robby Gordon (EUA/Walker) foi o terceiro colocado da prova, após ultrapassar seu compatriota Scott Pruett (Patrick) quase em cima da linha de chegada.
O comportamento de Gordon na corrida, porém, foi criticado por André Ribeiro (Brasil/Tasman). "Ele me fechou quando eu fui ultrapassá-lo e arrancou a minha asa dianteira", contou o piloto.
"É um absurdo. Minha equipe vai protestar junto à IndyCar. Além de tudo, a atitude dele é perigosa", acrescentou Ribeiro, que terminou a prova em 16º.
"Daqui para a frente, vou adotar a tática que usei para ganhar a F-3.000 em 91: se não der para vencer, vou fazer de tudo para pontuar", disse ele.
Emerson Fittipaldi (Hogan/Penske) teve um pneu furado quando estava em sexto. Terminou em 13º, um posto à frente de Raul Boesel (Green/Brahma).
Marco Greco, com problemas elétricos, Mauricio Gugelmin e Roberto Moreno, que bateram, não completaram o GP.

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