São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rochas calcárias tornam as águas mais cristalinas

VANESSA DE SÁ
DA ENVIADA ESPECIAL AO MATO GROSSO DO SUL

São reações químicas que fazem com que as águas de Bonito sejam uma das mais cristalinas do país.
Toda a região é formada por um tipo de rocha chamada calcária, que contém uma substância química conhecida como carbonato de cálcio.
Com a passagem da água nos lençóis de água subterrâneos, parte da rocha vai se dissolvendo.
O resultado é uma espécie de queijo suíço, cheio de buracos e fendas. O carbonato de cálcio tem uma propriedade especial, que acabou fazendo com que Bonito se tornasse um dos principais pontos turísticos do Mato Grosso do Sul e um dos melhores locais de mergulho em água doce do Brasil.
Essa substância age como o cloro, fazendo com que as partículas de "sujeira" se acumulem no fundo dos rios e lagos. A água chega do fundo dos lençóis por "buracos", chamados ressurgência, sem nenhuma partícula de sujeira.
Tão clara que o mergulho pode ser feito sem máscara. Entretanto nos aquários naturais, como são chamados os locais de mergulho repletos de peixes, não é permitido pôr o pé no fundo.
Isso faria com que as partículas sujassem a água. É preciso usar coletes de mergulho, que permitem uma melhor flutuação.
(VS)

Texto Anterior: Cor das águas na Gruta Azul é ilusão de ótica causada pelo Sol
Próximo Texto: Hotéis têm conforto "natural"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.