São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Tecnologia vai gerar empregos, diz Gates

DA REPORTAGEM LOCAL

A vinda de Bill Gates ao Brasil, na semana passada, reuniu presidentes de bancos e proprietários de empresas de automação para tratar de um único assunto: os produtos Microsoft.
Em palestras em Brasília e São Paulo, Gates enfatizou que a maior rede mundial de computadores, Internet, virou uma mina de ouro para futuros negócios, com grandes volumes de investimento.
Ele acredita que tecnologias que facilitam o trabalho do homem podem também gerar novos empregos. Quanto ao Brasil, disse estar otimista, uma vez que aposta no desenvolvimento das telecomunicações.
Sobre produtos novos, Gates anunciou atualizações de programas da Microsoft para que funcionem na rede Internet.
Leia a seguir trechos de entrevista concedida em São Paulo, na última quinta-feira.

COMPUTADORES - "No ano passado, foram vendidos 65 milhões de computadores no mundo todo. Isso representa um crescimento de 20% em relação a 1994. Para os próximos cinco anos, a expectativa é um aumento de 15%
Esses números se devem a vários fatores, entre eles o poder dos chips, que estão mais rápidos, o aumento da capacidade de armazenamento de dados e mais funções para o microcomputador."

SOFTWARE - "É muito importante refletir sobre o que aconteceu com os programas para computador. O 'Windows' tem um papel fundamental na popularização de computadores. E, hoje, a rede mundial Internet é a maior prova do uso de programas para computadores, com sua capacidade de inserir páginas de informação."

DESAFIO - "O computador sempre se caracterizou por ser composto por três camadas: chip, sistema operacional e programas. Agora, a comunicação é uma quarta camada. O desafio para a indústria está no campo das telecomunicações.
No Brasil, o grande desafio são as telecomunicações, como a desregulamentação do setor para abrir mercado para empresas privadas."

LANÇAMENTOS - "O 'Windows 95' ganhará, em 97, mais capacidade para se comunicar com a rede Internet. Hoje, já suporta correio eletrônico, mas a idéia é suportar reconhecimento de voz."

MAIS VELOCIDADE - "Com o avanço das tecnologias, a velocidade da comunicação de dados pelo computador vai aumentar incrivelmente.
Hoje, a média é o modem (aparelho que conecta o computador à linha telefônica) com velocidade de 14,4 mil bps (bits por segundo) ou 28,8 mil bps. Essa velocidade consegue transmitir textos com competência.
Nos próximos dois anos, a velocidade vai aumentar para 100 Kbytes a 400 Kbits e será ideal para transmissão de imagens e vídeo.
Para 1999, a velocidade de transmissão de dados vai ultrapassar os 1.500 Kbits e vai ser excelente para transmissão de imagens de vídeo ao vivo. O padrão de comunicação será o ATM (modo de transferência assíncrono)."

INOVAÇÕES - "Com as inovações tecnológicas, as empresas poderão fazer mais negócios e com mais competência. Isso implica aumento de capacidade de armazenamento de dados, processadores mais rápidos, alta velocidade para conexão, reconhecimento de voz e de letras manuscritas e alta resolução de vídeo, com telas planas de alta resolução."

Próximo Texto: "Win95" ganha complemento em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.