São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acertando programa e modem

"Tenho um modem marca Zoltrix e quando tento acessar um BBS (o que eu fazia perfeitamente com uma placa de 2.400 bps), aparecem caracteres estranhos correndo a tela, e a ligação cai. Isso é problema de placa ou de configuração?"
Marcelo Marchi de Rezende (Jardinópolis, SP)

Resposta
Isso deve estar acontecendo porque a configuração do programa que você usava com o seu modem antigo não se adapta à placa.
A solução seria reconfigurar o programa para o seu novo modem. Você deverá conferir, sempre consultando o manual do novo modem, se as variáveis velocidade, paridade, porta serial, interrupção (IRQ), tipo de terminal e protocolo estão corretas no programa de comunicação que você utilizava com o modem anterior.
Os programas de comunicação servem para qualquer modem. Para funcionar corretamente, precisam ser configurados com os parâmetros corretos. Atenção especial deve ser dada aos detalhes porta serial e interrupção (IRQ).
Esses são os grandes causadores de conflitos na hora da instalação de um modem interno. Apesar de não ser obrigatória a utilização da porta COM2 e da interrupção IRQ3, essa configuração é a que traz menos problemas de conflito de hardware ou incompatibilidade com software.
Para usar essa configuração, desabilite a porta COM2 do micro. Essa porta está fisicamente localizada na placa Super IDE, serial ou na placa mãe. Para desabilitar na placa Super IDE ou serial, mexa no "jumper" dessa porta.
Como a localização e configuração dessas microchaves variam de placa para placa, consulte o manual. Se a porta estiver na placa principal, desabilite-a por software entrando na configuração "setup" da máquina; em "COM2 port", coloque como "Disabled".
Com um modem externo, apenas conecte o cabo na saída COM2, IRQ3 e configure o programa de comunicação. O modem externo não tem porta serial -utiliza a do micro- e causa menos conflitos. Dessa forma conseguimos isolar os possíveis conflitos. Caso não funcione, pode ser algum defeito. Procure o revendedor.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644.

Texto Anterior: Quando o monitor deixa de funcionar
Próximo Texto: Conheça opções de auxiliares eletrônicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.