São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação de agenda é simples

ESPECIAL PARA A FOLHA

A operação da agenda Casio NX-6.000 é mais simples que a de agendas que não dispõem de caneta para entrada de dados.
No entanto, a leitura do manual é necessária para que o usuário possa utilizar o equipamento da forma mais adequada.
Ao ser ligada pela primeira vez, a agenda instrui o usuário para a calibragem da caneta.
Essa etapa é muito importante. Caso não seja feita com cuidado, a agenda não responderá aos toques de forma correta.
Ao inicializar a agenda pela primeira vez, surge uma demonstração das funções disponíveis, com pouca utilidade prática.
Essa demonstração pode ser desabilitada para que não apareça toda vez que a agenda for ligada.
A utilização de ícones coloridos na tela (embora haja somente três cores disponíveis) permite melhor visualização e entendimento das funções disponíveis, facilitando também a interpretação dos dados.
A codificação de atividades utilizando cores na agenda de compromissos e o uso de selos coloridos (16 selos predefinidos) dentro do bloco de notas contribuem para a facilidade de operação.
A entrada de dados é feita por teclados impressos no visor, bastando tocar letras e símbolos com a caneta. Também é possível fazer escrita manual ou desenhos coloridos no bloco de notas e na agenda de compromissos.
A NX-6.000 não dispõe de modo para reconhecimento de escrita manual. Por isso, não dá, por exemplo, para escrever um algarismo e esperar que a agenda reconheça o número. Ela registra o algarismo apenas como um desenho.
Em função da grande capacidade de armazenamento de dados do equipamento, é recomendável que o usuário faça uma cópia de segurança de seus registros.
O programa "PC-Link Plus" é bastante adequado para essa finalidade. Ele reproduz no micro funções da agenda, permitindo que os dados sejam armazenados em disco e introduzidos de forma mais prática, via teclado do micro.
Os dados podem ser transferidos para a NX-6.000 ou dela para o micro. No entanto, o preço do programa (R$ 275) adicionado ao da agenda, prejudica a relação custo/benefício do conjunto.

Onofre Trindade Jr. é mestre e doutor em física aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos - USP e tem pós-doutoramento pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Sua área de atuação envolve pesquisa em sistemas distribuídos e programação concorrente.

Texto Anterior: Conheça opções de auxiliares eletrônicos
Próximo Texto: Newton é poderoso e versátil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.