São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guia de Compras fica mais completo e fácil de utilizar

Datafolha pesquisa preços de 215 produtos em 126 lojas de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir desta edição, o Guia de Compras ganha versão revista e atualizada. A pesquisa de preços, realizada desde 1984 pelo Datafolha, agora traz os 215 produtos de maior presença no mercado.
Entre os microcomputadores de mesa, por exemplo, estão modelos que vão de processadores 486DX2 com 66 MHz de velocidade a chips Pentium de 75 MHz.
A atualização dos modelos passa a acompanhar as tendências do mercado com maior agilidade. Para as próximas edições, já está prevista a revisão do piso dos micros para chips 486DX2 de 80 MHz.
O novo Guia de Compras agora inclui o topo de linha dos computadores pessoais e seus periféricos e programas. Em abril, os Pentium de 100 MHz já estarão na pesquisa.
A coleta de preços também mudou. Para ser mais fiel ao que está sendo negociado, a pesquisa passa a refletir os preços praticados em 126 lojas especializadas em informática na cidade de São Paulo.
Outra novidade é a gradação de preços. Cada equipamento ou programa da pesquisa apresenta preços mínimo, médio e máximo -e a variação percentual do preço médio em relação à pesquisa anterior.
Em alguns produtos aparecerão grandes variações. Isso porque a pesquisa capta o preço real do produto, o que inclui o praticado durante as promoções.
Já na pesquisa desta edição alguns micros apresentam queda de preço de até 8% em relação à coleta anterior, pelo fato de terem entrado em oferta.
A coleta de preços é feita quinzenalmente. A publicada nesta edição reflete os preços coletados de 21 a 27 de fevereiro comparados com os de 5 a 8 do mês passado.
A pesquisa, que antes abrangia apenas micros de mesa e portáteis, impressoras e programas, passa a incluir scanners, kits multimídia, fax/modem e mouses.
A inclusão dos novos periféricos visa dar ao consumidor melhor orientação para compor sua estação de trabalho pelo menor custo.
As impressoras passam a ser divididas por tecnologia -matriciais, jato de tinta e a laser.
A lista de programas para computadores foi bastante ampliada. Foram incluídos sistemas operacionais, dicionários eletrônicos, antivírus, utilitários, programas específicos para editoração eletrônica, entretenimento e educativos.
Os programas agora são classificados por sistema operacional em que funcionam, o idioma em que estão escritos e a mídia que os contêm (disquete ou CD-ROM).

Onde saber mais - Datafolha: tel. (011) 224-3995

Texto Anterior: Newton é poderoso e versátil
Próximo Texto: Intel anuncia novo Pentium OverDrive; Sai impressora de baixo custo da Olivetti
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.