São Paulo, quinta-feira, 7 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favoritismo de Dole derruba 2 candidatos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A vitória total do senador Bob Dole na chamada "terça júnior", realizada anteontem, lhe assegurou, na prática, a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos.
Ele já tem o compromisso de 29% dos delegados de que precisa para ganhar a convenção nacional do partido, dois de seus adversários desistiram ontem e passaram a apoiá-lo e os que sobraram não o ameaçam.
O empresário Steve Forbes e o jornalista Pat Buchanan prometem continuar a desafiar Dole até a convenção de San Diego, Califórnia (Costa Oeste), em agosto.
Mas, como o próprio Buchanan, em geral belicoso, reconheceu ontem: "Agora, parece inevitável que o candidato será Dole".
Forbes tentou dar algum ânimo à sua candidatura com o anúncio ontem de que o ex-secretário da Habitação Jack Kemp resolveu apoiá-lo.
Kemp é um político respeitado pela ala conservadora do partido mas está longe de ter estatura para mudar a tendência em favor do senador Dole.
A principal preocupação de Dole agora é impedir que Buchanan e Forbes continuem a ameaçar a unidade partidária.
Ontem, ele recebeu o endosso do clã dos Bush: o ex-presidente George, o governador do Texas, também George, e Jeb, que em 1994 quase se elegeu governador da Flórida.
Flórida e Texas são os principais dos sete Estados que realizam primárias no próximo dia 12, a "superterça". Juntos, mandam 221 delegados à convenção nacional. Dole está à frente em ambos nas pesquisas divulgadas recentemente.
Hoje, o Estado de Nova York coloca 93 delegados em jogo. A mais recente pesquisa de intenção de voto mostra Dole com 48% das preferências, Forbes com 19% e Buchanan com 15%.
O ex-secretário da Educação Lamar Alexander, que tem o compromisso de dez delegados, e o senador Richard Lugar, sem nenhum, endossaram Dole, o que reduz o número de aspirantes formalmente a cinco.
O radialista Alan Keyes (com um delegado) e o deputado Robert Dornam (sem nenhum) ainda estão no páreo, mas sem qualquer chance.
Dole tem o apoio de toda a estrutura do Partido Republicano: o presidente da Câmara dos Representantes, 26 dos 31 governadores e 35 dos 53 senadores do partido endossam sua candidatura.
Mas Buchanan tem sido capaz de conquistar na média cerca de um terço dos votos em todas as primárias até agora realizadas.
Isso mostra que parcela considerável dos eleitores republicanos rejeita o senador Dole de forma ostensiva.

Texto Anterior: Cientistas clonam ovelhas pela 1ª vez
Próximo Texto: Senador errou e contribuiu para demora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.