São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agricultores acham osso de dinossauro no interior de SP

Geólogo afirma que peça tem cerca de 65 milhões de anos

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

O casal de agricultores Benedito Barbosa e Augusta de Jesus Neto encontrou na semana passada na chácara onde moram, em Presidente Prudente (oeste de SP), um osso fossilizado de dinossauro, com 90 cm de comprimento.
O geólogo José Martins Soares, 67, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), confirmou a descoberta. Ele disse que a peça pertenceu a um dinossauro que deve ter habitado a região há cerca de 65 milhões de anos, no período cretáceo -época em que esses animais teriam sido extintos da Terra.
Segundo Barbosa, sua mulher verificava uma cerca no limite da propriedade quando viu parte do que seria um osso, enterrado em um barranco. "Pensei que era uma cabeça de boi", afirmou.
Segundo análise preliminar de Soares, o dinossauro deveria ter pelo menos quatro metros.
O osso foi entregue à Unesp para pesquisas. Segundo o geólogo, a descoberta exigiria mais escavações. "No local onde o fêmur foi encontrado, provavelmente existem mais ossos", afirmou.
No decorrer dos milhares de anos em que ficou enterrado, a estrutura do osso foi petrificada. Esse processo ocorre, segundo Soares, pela mineralização do carbonato de calcário existente no osso.

Texto Anterior: Acidente congestiona a via Dutra
Próximo Texto: Metrô vende bilhete só até as 22h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.