São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reajuste 'pesa' 1,5 ponto na inflação

Previsão é do presidente da Fipe

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os percentuais do reajuste da energia elétrica anunciados pelo governo devem trazer um impacto de, pelo menos, 1,5 ponto percentual no índice de inflação da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Juarez Rizzieri, presidente da Fipe, afirma que um reajuste de 50%, para as pessoas que consomem até 216 quilowatts por mês de energia, traz um impacto de 1,57 ponto percentual no índice.
O reajuste, segundo o governo, vai variar entre 51,58% e 185,71%. A energia elétrica tem peso de 3,85% no índice da Fipe.
Somado ao aumento da gasolina (impacto ao redor de 0,4 ponto percentual), as duas tarifas reajustadas podem impactar o índice de abril da Fipe em quase 2 pontos percentuais.
"Não acredito em um reajuste desta natureza. O governo não vai ter coragem", afirma Rizzieri.
Para o presidente da Fipe, o controle da inflação está entre as prioridades do governo federal, o que deve limitar o reajuste.
Para ele, já era previsto o reajuste da energia. "O último aumento ficou aquém do previsto."

Texto Anterior: Energia mais cara
Próximo Texto: É dando que se recebe; Em ascensão; Opção portenha; Antes tarde; Na vitrina; ONU on line; Cofrinho vazio; Dando conselhos; Mau agouro; Estica e puxa; Nova linha; A jato; Guerra das cervejas; Ralo escancarado; Safra de lucros; Haja provisão; Regime light
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.