São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China iniciou exercícios com mísseis, diz Taiwan

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O governo de Taiwan disse ontem que a China já começou os testes com mísseis nos arredores da ilha. De acordo com o Ministério da Defesa, dois mísseis terra-terra foram disparados e caíram nos arredores de Taiwan.
Os EUA reagiram imediatamente à informação. "Esses exercícios de mísseis -e de fato temos razões para acreditar que eles ocorreram- nós consideramos tanto provocativos como irresponsáveis", disse o porta-voz da Casa Branca, Mike McCurry.
Antes da notícia dos testes, a China havia declarado que seus exercícios militares buscam "acabar com atos das forças pró-independência" de Taiwan. Foi a primeira vez que a China admitiu os objetivos políticos dos exercícios.
China e Taiwan se envolvem num dos mais tensos conflitos da Ásia. Em 1949, os comunistas venceram a guerra civil, e os nacionalistas fugiram para a ilha de Taiwan.
Comunistas e nacionalistas declararam buscar a reunificação. Mas o governo de Taiwan diz não aceitar a reunificação enquanto não houver democracia na China.
Os testes são uma tentativa de intimidar o presidente Lee Teng-hui, que no dia 23 concorre à reeleição na primeira votação direta no país.
Os testes terminam dia 15 e serão realizados em áreas próximas aos dois portos principais de Taiwan.

Texto Anterior: Condenados no Japão três fuzileiros americanos
Próximo Texto: Dole vence primária em Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.