São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peres deve receber maldição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Extremistas de direita religiosos de Israel disseram que está sendo preparado um antigo rito cabalístico do judaísmo contra o primeiro-ministro Shimon Peres.
O rito, conhecido como Pulsa Denura, lança uma maldição dos rabinos contra alguém.
A mesma maldição teria sido lançada contra o primeiro-ministro Yitzhak Rabin poucas semanas antes de seu assassinato, no dia 4 de novembro de 1995. Rabin foi morto por um extremista judeu.
Pouco depois da morte de Rabin, vários rabinos foram interrogados sob a suspeita de terem ordenado o assassinato do premiê.
Segundo a imprensa israelense, a polícia prendeu para interrogatório Avigdor Eskin, ativista da extrema direita que disse ter organizado a maldição contra Rabin.
Eskin afirmou que recebeu vários convites para lançar a maldição contra Peres, acusado de pôr em perigo a vida dos judeus.
O rabino Yosef Dayan, ativista do grupo religioso ilegal Kach, afirmou ter recebido um convite de Eskin para realizar a maldição.
O pedido teria ocorrido depois da recente onda de atentados de radicais islâmicos no país, que deixou 62 mortos. O rabino afirmou que se sentiu "persuadido" a realizar o rito.
Dayan disse que agora espera o parecer favorável de outros rabinos. Depois, ele deve fixar uma data para o ritual.
O extremista Eskin negou que esteja envolvido na organização da maldição contra Peres.

Texto Anterior: Israel quer realizar cúpula antiterror
Próximo Texto: Nova York registra alta abstenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.