São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trauma esvazia tráfego da marginal

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O trauma de ter passado grande parte da noite preso na marginal por causa do transbordamento do rio Tietê anteontem à noite fez o motorista "fugir" da via ontem.
Consequência: a marginal ficou com trânsito considerado tranquilo, e o corredor leste-oeste (avenida Francisco Matarazzo, elevado Costa e Silva e avenida Radial Leste) ficou congestionado mais tempo do que o normal.
"Na minha opinião, o pessoal ficou com medo do que aconteceu ontem (anteontem) e fugiu da marginal. Além disso, acredito que muitos motoristas anteciparam ou retardaram demais o retorno para casa", afirmou Edélcio Meggiolaro, 38, coordenador da central de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
"Posso arriscar que é a primeira vez que isso acontece no período da tarde." Segundo Meggiolaro, o corredor leste-oeste, que normalmente começa a apresentar lentidão por volta das 18h30, estava congestionado já às 17h15. A marginal Tietê, que apresenta grandes trechos de lentidão por volta das 16h30, não ficou congestionada em nenhum momento até as 20h.
Recorde
Anteontem, as chuvas que atingiram a cidade e o transbordamento do rio Tietê provocaram o maior engarrafamento registrado pela CET no ano -175,4 km às 19h30.
Trechos da marginal Tietê ficaram bloqueados até a madrugada. A via só foi totalmente liberada às 8h10 de ontem. Por causa disso, o trânsito ficou complicado na parte da manhã, principalmente na Radial Leste, alternativa à marginal.
A CET registrou 101 km de congestionamento às 9h. Apesar das chuvas, que chegou a alagar algumas avenidas, a situação foi melhor à tarde: 99,4 km de lentidão às 18h30. O normal para uma sexta, seria algo em torno de 110 km.
A Defesa Civil atendeu 50 ocorrências entre 14h de anteontem e 14h de ontem. Não houve vítimas.
Águas de março
O volume de chuvas nesse início de mês já são 70% do que historicamente é registrado em março. Segundo o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), até as 7h de ontem choveu 126 mm na cidade. A média do mês é de 180 mm.
Comparando apenas o período entre 1º e 8 de março, quando historicamente chove em torno de 50 mm, o volume de chuvas até agora é 152% maior. No acumulado do ano, foram 670 mm até ontem de manhã, contra 594 mm na média histórica para o período.
Ontem também aconteceu algo surpreendente para os últimos dias. A Eletropaulo informou que não houve falta de energia elétrica em nenhuma região da cidade.

Texto Anterior: Mackenzie negocia com alunos e reduz mensalidade de março
Próximo Texto: Acidente com ônibus mata dois
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.