São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dioceses têm 'imobiliária'

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

As dioceses, paróquias e entidades ligadas à Igreja Católica movimentam, com a ajuda de doações de imóveis dos fiéis, uma espécie de "imobiliária de Deus".
Embora tenha reduzido o número de transações nos últimos anos, os padres e os seus aliados ainda costumam vender, trocar e principalmente receber imóveis doados por católicos.
Uma pesquisa feita pela Folha em cartórios do interior de São Paulo mostra como funciona essa "imobiliária" em algumas cidades.
São histórias como a do católico Pedro Catapano, da cidade de Mogi das Cruzes (50 km a leste de São Paulo), que doou dois terrenos de 430 metros quadrados à igreja, em 1978, e ainda fez uma rifa de um terceiro.
A renda do sorteio -realizado com os números da Loteria Federal, como informa a escritura-, foi também doada à igreja em Mogi das Cruzes.
Garantia
As escrituras das doações feita pelos fiéis quase sempre trazem uma observação: os imóveis devem ser utilizados para fins religiosos, como a construção de uma igreja ou moradia para padres e freiras, por exemplo.
Somente no município de Mogi das Cruzes, estão em poder dos padres cerca de 40 imóveis (pequenos terrenos, prédios e casas), segundo mostram documentos dos cartórios.
Nesta cidade, a igreja fez uma transação imobiliária mais arrojada em 1989, quando registrou em seu nome a aquisição de 17 apartamentos no conjunto habitacional João Paulo 2º.
Os apartamentos -com dois quartos e área útil de 54 metros quadrados- pertenciam à construtora LH Engenharia.
Em 1990, segundo registro dos cartórios, os imóveis foram repassados para uma entidade de caridade ligada à igreja, o Instituto Mogiana de Assistência Social.
Fazer permuta de terrenos ou imóveis com as prefeituras municipais é também uma prática comum das arquidioceses, paróquias e entidades administradas pela Igreja Católica.

Texto Anterior: Prédio da igreja no Rio abriga cinema pornô
Próximo Texto: Bispo defende doação de terras da igreja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.