São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor é pioneiro em técnica adotada atualmente no país

Primeira transmissão aconteceu em 1993

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O serviço de medicina nuclear da Unicamp (Universidade de Campinas) foi o pioneiro no Brasil na transmissão de imagens via modem. A primeira transmissão, realizada em caráter experimental, aconteceu em agosto de 1993.
O centro conta hoje com equipamento de ponta. São duas câmeras de cintilação ligadas a dois computadores que possuem microprocessadores de altíssima velocidade.
Esse sistema está interligado a uma estação de trabalho em que os exames são discutidos pelos especialistas e podem ser transmitidos para outros centros.
O serviço realiza hoje mais de mil exames de medicina nuclear por mês -o que garante um movimento de, pelo menos, 50 novos exames todos os dias.
Demanda O centro funciona em esquema de plantão e pode realizar exames de urgência 24 horas por dia.
O SUS (sistema público de saúde) responde pela maior parte do movimento do serviço.
Edwaldo Camargo, diretor do serviço de medicina nuclear, diz que uma das maiores vantagens do modem é "multiplicar" a capacidade do serviço e do médico para analisar os exames.
Camargo anda o tempo todo com um laptop acoplado a uma placa de modem e a um telefone celular dentro da sua mala.
"Já parei até em postos de gasolina na Bandeirantes para analisar os resultados de exames de alguns dos meus pacientes", diz.
Os médicos também ganham maior liberdade de movimento. "Já fomos todos para um congresso médico por uma semana, levamos o laptop e deixamos os técnicos enviando os exames."
(JB)

Onde encontrar:
Serviço de Medicina Nuclear da Unicamp tel: (0192) 39-7825. Omni tel: (011) 884-3211.

Texto Anterior: Sistema tem boa qualidade
Próximo Texto: Brasília vai promover conferência de saúde; Feira hospitalar terá 12 expositores do exterior; Serviços de saúde são tema de 10 congressos; Liminar proíbe óculos de leitura sem receita; Fluoretação reduzcárie infantil em Santos; Estudos da tuberculose vão receber 2 prêmios; Diarréia ataca turistas nas primeiras semanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.