São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SFI visa atrair recurso privado

DA REPORTAGEM LOCAL

Buscando uma saída para a escassez de recursos, entidades do mercado imobiliário e do setor financeiros estão negociando a criação de um mecanismo que só envolva a iniciativa privada.
Trata-se do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), que pretende trazer para o Brasil a experiência de outros países, como os EUA, na captação de recursos por meio do mercado secundário de hipotecas.
Ele funcionaria da seguinte maneira: o construtor ou incorporador financiaria sua produção por meio da emissão de títulos lastreados nas hipotecas dos próprios imóveis a serem produzidos.
Esses títulos seriam negociados por agentes financeiros. A remuneração do investidor final aconteceria por meio da valorização do imóvel que lastreia o título.
Assim, o setor disporia de recursos para conceder financiamentos também para o consumidor final.
"O sistema pode ajudar no financiamento ao comprador de imóveis em, a princípio, até oito anos", diz Antônio Ramos, assessor de crédito imobiliário do Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis).

Texto Anterior: Carta de Crédito atende poucos
Próximo Texto: Boston abre financiamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.