São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Região alta é mais atingida por raios

HENRIQUE FERRARI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A assistente de veterinária Tânia de Freitas Marques, 43, fica com medo toda vez que chove forte. Tudo por culpa dos raios. Ela mora em um prédio no bairro do Tremembé (zona norte de São Paulo) e, por duas vezes, já levou bons sustos durante tempestades.
O Tremembé é bastante atingido por raios em virtude de sua proximidade com a serra da Cantareira -uma das regiões mais elevadas da cidade de São Paulo.
Os lugares altos estão mais propensos a serem atingidos por raios.
"Há pouco tempo, no meio de uma tempestade, recebi um choque enorme quando falava no telefone. Pensei que fosse morrer."
Tânia diz ter aprendido a lição. "Agora, se recebo um telefonema quando está chovendo, vou logo pedindo para desligarem."
Antes, em 94, ela já havia tido problemas: durante um temporal, uma descarga elétrica queimou seu videocassete.
O mesmo aconteceu com a professora Daguimar de Souza Borges, 30, outra moradora do Tremembé.
Por causa de um raio que caiu no condomínio onde mora, durante o Carnaval, ela perdeu um videocassete e teve de mandar arrumar sua TV, que também queimou.
"Eu e minha família estávamos viajando. Quando voltamos e abrimos a porta do apartamento, havia um forte cheiro de queimado. O vídeo ficou completamente torrado", disse a professora.
Outra vítima do poder destruidor dos raios que atingem o Tremembé é a dona-de-casa Maria José da Costa Lima, 43.
Na semana passada, Maria José perdeu um aparelho de TV durante uma tempestade.
Segundo Carlos Alberto Venturelli, diretor do Contru, não se tratam de casos isolados. "Esse tipo de acidente acontece porque muitos condomínios instalam indevidamente antenas de TV acima da ponteira do pára-raios."
HF

Texto Anterior: Entenda a origem dos raios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.