São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

"Bravo!" leva voz lírica para jazz e musicais

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa, 52, estreou na última terça-feira o que poderia ter sido uma nova opção para o reduzido segmento de assinantes de TV paga que aprecia a música clássica.
Mas o recital -com a informalidade de um workshop-, acompanhado pelo pianista e maestro André Prévin, 66, transformou-se bem mais em nova tentativa de transplantar uma voz lírica para um repertório basicamente centrado no jazz e nas comédias musicais.
É finalmente essa a proposta de "Bravo!" (sempre às terças, às 21h30), do Multishow, canal da Globosat transmitido pela Net, Multicanal e associadas.
Te Kanawa é uma excelente mozartiana. Tornou-se mundialmente famosa, aos 25 anos, no papel da Condessa, em "As Bodas de Fígaro", de Mozart. Domina perfeitamente o repertório alemão.
Ainda em janeiro último, a Rede Cultura transmitiu os ensaios e um recital em que, sob a orientação do maestro Georg Solti, ela amadureceu as dificílimas "Quatro Últimas Canções", de Richard Strauss.
Prévin, por sua vez, além de ex-marido de Mia Farrow, já foi titular da orquestra de Pittsburgh e é hoje diretor musical da Real Filarmônica de Londres.
A Broadway exige currículos bem menos eruditos. Mas Kiri Te Kanawa e André Prévin fizeram da erudição musical o pretexto para uma deliciosa demonstração de charme.
O que em verdade ocorre no mercado mundial das grandes vozes líricas é a procura da ampliação do público -e do mercado consumidor de CDs- com chamativos populares.
A própria Te Kanawa gravou um "West Side Story", de Leonard Bernstein, em que deu peso operístico ao papel da personagem porto-riquenha Maria.
"Bravo!" exibe, depois de amanhã, um especial com Liza Minelli, que comemora seus 50 anos.
Nas duas terças seguintes, o programa leva ao ar documentários produzidos pela BBC, justamente sobre o teatro musical de Nova York a partir dos anos 50.

Texto Anterior: O teen setentista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.