São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo não serve como prova de amor

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

* "Tenho 12 anos e namoro escondido um cara de 16, pois minha mãe me proíbe de namorar. Só que eu tenho cabeça feita e nós nos amamos. Mas agora ele quer transar e diz que eu não preciso ter medo, pois ninguém vai ficar sabendo. Mesmo assim, fico insegura, com medo de engravidar se a camisinha estourar. Não consigo dizer sim, mas confio muito nele. O que eu faço? Sou muito nova para isso, mas o que eu vou dizer para ele? No fundo, tenho vontade de provar meu amor por ele."

Resposta
Santa insegurança que segurou você até agora! Então você acha que é muito nova para começar a transar, mas não sabe como dizer isso para ele? Diz assim mesmo!
Afinal, você tem cabeça feita para quê? Para decidir namorar escondido, para deixar os cabelos bonitos, para pensar e para assumir o que você pensa também. Ou você vai se comportar de acordo com as normas de dez mil anos atrás?
Sim, há muito tempo, tudo o que dizia respeito à vida sexual de um casal ficava na mãos de uma pessoa só: do homem, claro! Ele decidia quando a mulher devia transar, se usava preservativo ou não, se a mulher deveria se casar virgem...
Tanto tempo depois você ainda deixa a história se repetir do mesmo jeito? E de quem é a responsabilidade? Dele, que quer transar? Nada! Ele está mais é na dele. A responsabilidade é sua, inteirinha sua.
E que história é essa de querer provar que no fundo o ama? Nada disso! Sexo não é prova dos nove, não senhora. Sexo é uma forma de o casal se relacionar bem intimamente, de curtir um prazer bem gostoso.
Mas amor não se prova transando não. Para falar a verdade, amor não se prova de jeito algum, muito menos transando. Aliás, respeito é um dos ingredientes do amor. Ele vai ter que respeitar a sua decisão. Mas isso só vai acontecer se você se respeitar, mocinha!
O que não pode é você ficar se comportando como se fosse uma garotinha de 12 anos, vivendo décadas atrás. Naquela época, sim, muitas meninas ingênuas caíram nesse conto da prova de amor.
E outras começaram a praticar sexo por pura pressão do namorado.
Hoje, está "assim" de garotas como você, namorando e transando sem saber direito se é correto ou não. Viram, senhores pais? Gatinha, você pediu socorro, agora só falta você fazer. Ou melhor: não fazer.

RAPIDINHAS
. Garotas, prestem muita atenção neste dado: só no ano de 1990, nasceram mais de 10 mil crianças de mães com menos de 15 anos no Brasil. Sabem o que é isso? Pois tratem de não dar vacilo algum. Camisinha, sempre que for transar. Só se evita gravidez usando algum método anticoncepcional seguro.

. Os cientistas provaram que a maconha diminui até 60% a quantidade de testosterona produzida pelo organismo. Sabe, aquele hormônio do homem, responsável pela fabricação dos espermatozóides e pelas características sexuais secundárias. Esse efeito desaparece quando o cara deixa de usar. Você decide.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Suor em excesso traz inconvenientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.