São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Computador agiliza aluguel de carros

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Videoconferência, redes de alta velocidade e Internet são as armas que vêm sendo utilizadas pelas empresas brasileiras de locação de veículos para aumentar sua competitividade.
"Aumentar o conforto do cliente e agilizar o atendimento são os objetivos principais de nosso investimento em informatização", afirma Rubens de Toledo Tito, diretor de sistemas da Localiza, uma das maiores empresas de aluguel de veículos do país.
"Estamos expandindo nossas operações no exterior, e a única maneira de nos mantermos competitivos nesse mercado é investindo maciçamente em tecnologia."
A Localiza investiu USŸ 12 milhões em uma rede digital de alta velocidade (com taxas de transmissão de até 256 Kbps), que interliga mais de 600 computadores 486 distribuídos por suas 64 agências em todo o Brasil.
A empresa conta hoje com uma proporção de 1,6 funcionário para cada micro. Os computadores utilizam um programa de banco de dados relacional da Sybase e um sistema exclusivo desenvolvido pela Localiza em conjunto com a empresa americana Thermeon Corp.
Segundo Tito, o sistema permite que reservas feitas em qualquer uma das agências da rede sejam recebidas on line por outras agências. "Um cliente que fez uma reserva em São Paulo e foi de avião para o Rio, chega à agência e o carro já está esperando na porta."
Tito afirma que o sistema eliminou a necessidade de conferência de dados e preenchimento desnecessário de formulários e contratos. "Nosso tempo de atendimento foi reduzido de 20 minutos para 2 minutos."
Hoje, a rede da Localiza serve apenas para a comunicação de dados entre as agências, mas está nos planos da empresa utilizá-la para a transmissão de voz e imagem.
"No começo do segundo semestre, já estaremos integrando nossa matriz e as agências das principais capitais brasileiras em um serviço de videoconferência. O sistema servirá tanto para reuniões entre os diretores das diversas regiões quanto para melhorar o contato com clientes e fornecedores."
Segundo Tito, também está nos planos da empresa repassar essa tecnologia para toda a rede de franqueados da Localiza.
Hoje, a rede é composta por 323 agências no Brasil e em outros oito países, com uma frota total de 23 mil carros.
A rede de computadores da Localiza também deverá, até o final do ano, ter conexão com todas as empresas de cartão de crédito.
"Isso vai agilizar ainda mais o processo de confirmação de uma reserva, eliminando a necessidade de múltiplos leitores no balcão, um para cada tipo de cartão. Com um leitor só, os dados do cartão entrarão no sistema e serão enviados, imediatamente, à operadora correspondente", diz Tito.
A Localiza também pretende ampliar sua rede com interligações com as principais companhias aéreas e agências de viagens.
A exemplo da Unidas, a Localiza também deverá estar inaugurando sua página na World Wide Web (a área gráfica da Internet) até o final do mês de março. Nessa página, será possível a usuários da rede mundial de computadores efetuar reservas de veículos e ter maiores informações sobre a empresa.

Próximo Texto: Unidas está na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.