São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barcelona desfruta a herança olímpica

AL GOODMAN
DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Se Atlanta ainda necessita de qualquer confirmação sobre as vantagens de ter se tornado a sede dos Jogos Olímpicos deste ano, deveria dar uma olhada na cidade que a antecedeu, Barcelona, que desfruta ainda dos dividendos alcançados em 1992.
As Olimpíadas de Barcelona foram responsáveis por inúmeras construções. Elas ultrapassaram a linha das velhas fábricas e abriram o local para o Mediterrâneo.
Embora muitos estádios, estradas, hotéis e prédios tenham sido construídos para o início dos jogos, várias outras obras só foram completadas mais recentemente.
No ano passado, foi inaugurado o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, e o Museu Nacional de Arte Catalã reabriu após sete anos sob reformas.
Ainda para este ano, é esperada a finalização da primeira fase do World Trade Center, que resultará em uma nova doca para os barcos de cruzeiro.
O cais -que já inclui um aquário, um complexo de lojas e um teatro- foi inspirado em projetos semelhantes aos de Baltimore (EUA) e Cingapura.
Lá, os visitantes podem seguir toda a trajetória da história da arquitetura na cidade, dos velhos quarteirões em estilo gótico às fantásticas construções em art nouveau.
A "Opera House" de Barcelona, o Gran Teatre del Liceu, foi quase totalmente destruído pelo fogo em janeiro de 94. Enquanto a reconstrução acontece, a companhia dá shows em vários lugares da cidade.
O tenor Rockwell Blake cantará "Mitridate, Rè di Ponto", de Mozart, dos dias 11 a 14 de março, no Palácio da Música Catalã.

LEIA MAIS
sobre Barcelona na pág. 6-14

Texto Anterior: Novo modelo é o destaque no calendário aeronáutico
Próximo Texto: Miró divide espaço com Wagner e os modernos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.