São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CE cria rede própria de computadores

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará está instalando no Estado uma infovia -estrada virtual para a transmissão de dados por computador- pela qual circulará, via Internet, um correio de informações científicas e um serviço de educação à distância.
Denominado de "infovia do Ceará", o projeto está orçado em R$ 25 milhões e é financiado pelo governo do Estado e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A infovia vai interligar neste ano 1.600 computadores.
Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ariosto Holanda, a prioridade inicial da infovia será um programa de reciclagem para professores de ciência, física e matemática da rede oficial de ensino do Estado.
As bases de funcionamento da infovia são os CVTs (Centro de Vocação Tecnológica), que já estão sendo instalados em 20 municípios cearenses. Dotados de 15 computadores e salas de videoconferência, os CVTs estarão interligados por computador a uma unidade matriz em Fortaleza e servirão como "entrepostos" para a troca de informações na infovia.
O sistema de videoconferência será interligado via satélite e disporá de uma unidade móvel e 20 salas.
"Um professor poderá dar aula em Fortaleza e, simultaneamente, ser acompanhado por duas cidades do interior. O aluno faz uma pergunta e é acompanhado pelos colegas nas duas cidades", afirmou o secretário.
Segundo Holanda, os CVTs estarão ligados também às universidades, institutos de pesquisa, unidades de ensino e saúde do Ceará. Poderão ser acionados pela comunidade científica e o público alvo de programas de treinamento.
Para incentivar o acesso à infovia, o governo do Ceará colocará à disposição dos professores uma linha de crédito que permitirá a compra de mil computadores por 25% do preço de mercado.
Os computadores serão do tipo Pentium, aparelhados com kit multimídia, fax-modem e programas direcionados para a área de conhecimento de cada professor.

Texto Anterior: Esse moço vai longe; Pano para manga; Lance teatral; Brigadão
Próximo Texto: Vereador é acusado de prostituir menor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.