São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
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Bombril promete dinheiro de volta

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa pelo mercado de sabão em pó começa a se acirrar novamente com o início, hoje, da nova campanha publicitária do Quanto, o sabão da Bombril.
O anúncio, criado pela agência ST Publicidade, que será divulgado pelas emissoras de televisão, banca uma promessa ousada: o consumidor poderá receber de volta o dinheiro da compra do Quanto.
A Bombril devolverá o dinheiro se o consumidor não ficar satisfeito com os resultados de um teste de lavagem de roupa.
O teste já foi apresentado ao público no anúncio do Quanto que foi veiculado até recentemente.
Carlinhos Moreno, o "garoto-propaganda" da Bombril, mancha um lenço com ovos e chocolate e o coloca dentro de uma fronha.
A Bombril garante que Quanto limpa de forma impecável o lenço.
O objetivo da campanha, segundo o diretor-superintendente da Bombril, Mauro Luís Pinto e Silva, é tentar aumentar em 30% as vendas do Quanto.
Hoje, o sabão em pó da Bombril detém cerca de 11% do mercado brasileiro.
O Quanto, lançado há menos de quatro anos, chegou a ter uma participação de 18% das vendas em algumas regiões.
Concorrência
No mercado brasileiro, os outros sabões em pó enfrentam um concorrente com uma imagem muito forte junto aos consumidores, o Omo, da Gessy Lever.
Pesquisas recentes mostram que o Omo é a marca mais lembrada entre todos os produtos existentes no mercado brasileiro quando o consumidor é convidado a citar espontaneamente uma marca.
Uma nova versão do produto, o Omo Cores, será lançado pelo fabricante em abril.
Já existem no mercado várias versões do Omo, o que amplia seu poder de competição.
A primeira idéia de um teste com o Quanto surgiu de uma experiência feita por uma diretora da ST Publicidade na sua própria casa.
Agora, a intenção é desafiar o consumidor a experimentar uma nova marca de sabão, diz Jan Hommes, vice-presidente da ST.
A Bombril deverá investir cerca de R$ 35 milhões em publicidade e promoções neste ano. A empresa não informa quanto será investido na campanha do Quanto.
O Omo é um dos produtos com maior taxa de fidelidade da parte dos consumidores, informa Silva. Por isso a dificuldade em fazer com que os consumidores experimentem um produto diferente.
Testes
Tanto Silva quanto Hommes acreditam que os consumidores receberão muito bem o desafio.
Algumas pesquisas de opinião mostram que os brasileiros em geral desconfiam dos anúncios que propõem a devolução do dinheiro em caso de insatisfação.
Silva informou, porém, que já foram feitos testes com consumidores e a reação foi favorável.

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