São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Joe Henderson faz tributo a Jobim

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Finalmente Joe Henderson vem mostrar "Double Rainbow" no Brasil. O álbum, gravado em 94, é um tributo ao maestro brasileiro Antonio Carlos Jobim (1927-1994).
"Jobim é um tesouro do Brasil e da música em geral", disse o saxofonista, em entrevista à Folha, por telefone, de São Francisco.
Henderson, 58, um dos maiores jazzistas da "velha guarda" faz shows no Bourbon Street amanhã e sexta-feira, a partir das 21h30.
A última vez que esteve aqui, tocou no Free Jazz Festival, com apresentações no Rio e em São Paulo, em 93. "Já toquei com Tom Jobim. Ele deveria participar do álbum, mas morreu antes, e o trabalho virou um tributo póstumo."
Henderson é um filho legítimo dos anos 60. Seu estilo de tocar está ligado às referências que teve na sua juventude: Jimmy Hendrix, Duke Ellington, Miles Davis, John Coltrane, a bossa nova.
Gravou três discos homenageando seus mestres: "Lush Life" (92), para Billy Straythorn, "So Near, So Far" (93), sobre Miles Davis e "Double Rainbow", para Jobim.
"Não há nada no cenário atual com a mesma força daqueles tempos, daqui a algumas décadas as fusões podem ser consideradas marcantes para o jazz, mas agora são apenas experimentações."
Desde o começo da carreira Henderson mistura ritmos latinos e jazz, mas não faz uma fusão total dos gêneros. Revela-se um virtuose nos solos melódicos e deixa o ritmo brasileiro para os músicos que o acompanham.
Henderson volta ao estúdio ainda este ano. Ele jura que será o seu próprio tema. "Homenageei gente a vida toda, agora vou fazer um disco sobre Joe Henderson". Segundo ele, deve ser um disco de big band, com vários músicos e estilos.
Henderson quer conhecer o Brasil de Tom Jobim. "Quantos anos tem a 'Garota de Ipanema'? Gostaria de ver suas filhas ou netas e conhecer a mulher brasileira."

Show: Joe Henderson
Artistas: Paulo Braga (bateria), Hélio Alves (piano), Nico Assumpção (baixo acústico)
Onde: Bourbon Street Music Club (av. Chanés, 127, Moema, tel. 542-1927)
Quando: dias 14 e 15 de março, às 21h30
Quanto: de R$ 35 a R$ 70

Texto Anterior: Do Adubo
Próximo Texto: Turibio Santos toca no MIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.