São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba qual é a memória disponível de seu PC

LISA NEWBERG
DA "PC NOVICE"

Muitos usuários acham o computador frustrante porque detalhes ficam escondidos.
Para visualizar facetas importantes do sistema, como memória, é preciso usar comandos especiais.
Probleminhas menores, que deveriam ser fáceis de resolver, como ajustar a hora e a data, ficam escondidos, fora do alcance do usuário.
A seguir, comandos que permitirão encontrar facetas escondidas dos sistemas operacionais.
Checar a memória
A memória é uma área de armazenagem temporária que o computador utiliza durante o funcionamento do MS-DOS, "Windows" e outros programas.
As informações guardadas na memória se perdem quando o computador é desligado, a não ser que você as salve num disquete.
Os aplicativos precisam de uma certa quantidade de recursos do sistema (pedaços de memória) para executar os comandos.
Assegurando-se de antemão que seu computador tem memória suficiente, você evitará a lentidão excessiva do computador ou o surgimento de mensagens tipo "memória insuficiente" na tela.
Windows 3.1 - No Gerenciador de Programas, escolha o menu Ajuda. Selecione Sobre o Gerenciador de Programas; aparecerá um gráfico mostrando a Memória Livre e a porcentagem de Recursos do Sistema Livres.
Windows 95 - Clique no botão Iniciar, no canto inferior esquerdo da tela, com o botão esquerdo do mouse. Primeiro, escolha Configurações; depois, Painel de Controle. Do menu Ajuda, selecione Sobre Windows 95. Ele informa a memória física disponível para o "Windows" e os recursos do sistema.
Recuperar arquivo
Muitos acham que, quando apagam um arquivo, ele desaparece para sempre. Geralmente, porém, os arquivos apagados ficam escondidos no disco rígido, esperando um convite para reaparecerem.
Quando "apagamos" um arquivo, o que fazemos na realidade é marcar como vazio a parte do disco rígido na qual o arquivo reside.
O computador só apaga o arquivo de fato quando precisa daquele espaço para outra coisa. Quando isso acontece, ele grava por cima do arquivo apagado.
Para encontrar um arquivo "apagado", basta marcá-lo como arquivo viável outra vez.
Windows 3.1 - Abra o grupo Principal do Gerenciador de Programas e escolha Gerenciador de Arquivos. "Pinte" o drive, diretório ou subdiretório de onde o arquivo foi apagado. Do menu Arquivos, escolha Restaurar. O "Windows" mostrará uma lista dos arquivos apagados no diretório ou subdiretório selecionado.
A partir do Restaurar você pode Mudar Drive ou Diretório, Encontrar Arquivos Apagados usando um busque e encontre, Organizar Lista de Arquivos Apagados ou Imprimir Lista de Arquivos Apagados. O Restaurar também fornece informações como nome do arquivo, tamanho, data da última modificação e data em que foi apagado cada arquivo.
Windows 95 - Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse no ícone Lixeira. Depois, clique com o botão esquerdo sobre o arquivo que você quer recuperar. Escolha Restaurar. O arquivo selecionado será restaurado.
Ajuste de hora e data
Não é difícil acertar a hora e a data de um computador.
Windows 3.1 - Selecione o grupo Principal do Gerenciador de Programas. Nele, escolha Painel de Controle. Selecione Configurações e, depois, clique duas vezes em cima de Data/Hora. Uma vez dentro da tela, você pode digitar a nova hora e data ou clicar as setas para cima e para baixo.
Windows 95 - Posicione o cursor sobre a hora, no canto inferior esquerdo. Vão aparecer a hora e a data. Clique com o botão direito do mouse para abrir o menu pop-up. Do menu, selecione Ajustar Data/Hora. Para modificar a data/hora, basta digitar hora e data corretas. Outra possibilidade é clicar com o botão esquerdo sobre Fuso Horário e "pintar" o fuso correto.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Telas na rede mundial vestem luto pela morte dos Mamonas
Próximo Texto: Conheça as novidades em exposição na 7ª Exponet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.