São Paulo, quinta-feira, 14 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caverna revela como índio ocupou a Amazônia

RICARDO BONALUME NETO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Uma caverna amazônica promete modificar a compreensão da pré-história brasileiras. A Caverna da Pedra Pintada, em Monte Alegre (Pará), foi ocupada por basicamente o mesmo tipo de "paleoíndio" (índios antigos) que cavernas do Piauí, com pinturas rupestres.
Americanos e brasileiros fizeram um estudo detalhado da caverna, onde existem pinturas de um vermelho vivo e foram achadas pontas de flecha cuidadosamente trabalhadas. A pesquisa deverá ser publicada em artigo na revista científica americana "Science" em abril.
A caverna mostra que índios já habitavam a Amazônia brasileira no final da época que os cientistas conhecem como Pleistoceno, que terminou há cerca de 12 mil anos.
A data da povoação das Américas ainda é objeto de debate intenso. A pesquisadora Niède Guidon, que pesquisa os sítios arqueológicos no Piauí, defende que tenha havido ocupação 50 mil anos atrás.
"A discussão sobre a idade tem distraído atenção do principal: a ocupação propriamente dita", diz a americana Anna Curtenius Roosevelt, da Universidade de Illinois, que estuda a caverna paraense.
Ela fez palestra ontem no Rio na comemoração de 45 anos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Texto Anterior: Aves da Mata Atlântica devem desaparecer; Equipe completa fase do genoma humano; Cadela salva dona ao ligar para bombeiro
Próximo Texto: China amplia testes próximo a Taiwan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.