São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indy importa técnicos da F-1

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Mais do que pilotos, a Indy está garimpando mecânicos e engenheiros da Fórmula-1. O principal interesse desta busca é trazer para a categoria norte-americana o mesmo desenvolvimento tecnológico da F-1.
"A Fórmula-1 tem muito mais tecnologia do que a Indy. Quando mecânicos e engenheiros da F-1 vêm pra a Indy, eles trazem essa tecnologia para nós. Existe uma grande demanda por tecnologia na Indy", disse Dan Gurney, 64, dono da equipe All American Racers.
O próprio Gurney teve uma longa experiência da F-1, antes de montar sua equipe na Indy. Ele pilotou para a Porsche, Brabham e para a Eagle, equipe criada por ele e que teve vida de apenas três anos na década de 60.
Gurney, que entrou na F-1 em 59 e só saiu da categoria em 70, venceu sete provas e foi contemporâneo de nomes como Jimmy Clark e Graham Hill.
"A F-1 ainda é a categoria número um do automobilismo, mas a Indy está brigando para se tornar uma categoria tão importante quanto ela", afirmou.
Andy Brown, engenheiro chefe da PacWest, trabalha diretamente com Maurício Gugelmin.
Esta é a segunda vez que ele trabalha com o piloto brasileiro. Por três anos, ele trabalhou para a Leyton House e, por um ano, para a Brabham.
Brown admite que a tecnologia da Indy não é tão avançada quanto a da F-1 e que sua experiência contribui para o desenvolvimento da equipe. No entanto, o motivo de sua transferência de categoria foi outro.
"Pensei muito na minha família quando optei por trabalhar na Indy. Tenho uma mulher e duas filhas e nunca conseguia estar com elas", disse o engenheiro inglês.
Quando estava na F-1, a família de Brown morava na Inglaterra e ele em hotéis em diferentes países do mundo.
Na Indy, ele e sua família se mudaram para Indianápolis, sede da categoria, e ele passa poucos dias por mês fora de casa.

Texto Anterior: Há 18 mil ingressos à venda; helicóptero vira táxi
Próximo Texto: Honda mostra evolução em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.