São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pescador crê no rei Sebastião

PAULO ZOCCHI
DA AGÊNCIA FOLHA EM CURURUPU (MA)

Um dos mais velhos moradores da ilha dos Lençóis é Francisco Sales Rabelo, 72, o velho Chico. Para ele, Lençóis é a moradia do rei Sebastião, que veio de terras distantes fugindo de uma batalha e ergueu ali seu reino.
O velho Chico diz que a história lhe foi contada pelo próprio rei, com quem conversa quando está dormindo. Foi num sonho que o rei Sebastião levantou o solo para Chico mostrando seu reino sob a ilha dos Lençóis.
Muitos habitantes na região crêem no rei Sebastião, lenda retratada no samba-enredo da Mangueira no Carnaval deste ano e que tem origem no sebastianismo -surgido em Portugal no século 16. Nesta época, esperava-se a volta do rei Sebastião (1554-1578), desaparecido na batalha contra os mouros em Alcácer-Quibir.
O sebastianismo ganhou importância como movimento messiânico de resistência à dominação espanhola (1580-1640). Chegou ao Brasil no século 17 e se difundiu por várias regiões, em especial o Norte-Nordeste. O mito sobrevive hoje nas crenças de comunidades no litoral do Maranhão.
(PZ)

Texto Anterior: Saiba como o albinismo prejudica a pele
Próximo Texto: Raio X de Cururupu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.