São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Como montar uma empresa de personalização?

José Aparecido Gonçalves da Silva (São Paulo, SP)

Antes de montar uma empresa de personalização, é preciso definir em qual segmento o futuro empreendedor pretende atuar.
Há uma série de negócios nesse mercado: personalização de brindes, velas, sacolas, papelaria, relógios, cadernos e guardanapos.
Cada um dos segmentos escolhidos requer equipamentos, tecnologia e funcionários específicos.
Se o empreendedor escolher, por exemplo, pela personalização de brindes, é preciso ter em mente que o setor exige muita atenção.
É preciso estar atento aos acontecimentos marcantes do ano, como eleições e final de ano, Páscoa e Dia das Mães, eventos responsáveis pelo maior volume de vendas.
Algumas empresas, que são especializadas em personalização de brindes, trabalham com bolas, bonés, camisetas, "bottons" etc.
O valor do investimento inicial para montar uma empresa de personalização não é muito alto, ficando entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.
O total depende da localização do negócio, do nível de sofisticação ou simplicidade que se quer imprimir no empreendimento, além do volume e da variedade dos serviços que serão oferecidos.
Para viabilizar o empreendimento, é preciso ter um automóvel, mesmo que seja usado, para percorrer os potenciais clientes e entregar as mercadorias.
A empresa requer ainda um telefone, uma oficina -que deve ter, no mínimo, 20 m²-, além dos equipamentos para a personalização. É necessário adquirir estoque inicial para impressão.
Se o interessado em montar uma empresa de personalização não conhece as técnicas, é recomendável participar do curso ministradas por empresas especializadas.
Normalmente, os fornecedores de equipamentos oferecem cursos.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Fantasia esgota em loja de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.