São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudanças têm caráter editorial

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

As mudanças no jornalismo da Globo, que vão ao ar a partir do próximo dia 31, foram executadas por Evandro Carlos de Andrade, diretor de jornalismo.
A principal novidade será a substituição dos apresentadores Cid Moreira e Sérgio Chapelin pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e William Bonner no "Jornal Nacional".
Andrade assumiu o cargo em julho do ano passado, no lugar de Alberico de Sousa Cruz -antes, era diretor de redação do jornal "O Globo".
Considerado um dos homens de confiança de Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, Andrade não gosta de dar entrevistas.
O diretor de jornalismo da Globo respondeu, de forma sucinta, a uma relação de perguntas encaminhadas por fax pela Folha. Leia abaixo a entrevista com Evandro Carlos de Andrade.
Folha - As mudanças dos titulares dos noticiários da emissora indicam também uma mudança de linha editorial, com mais ênfase nos comentários e análises?
Evandro Carlos de Andrade - Sim.
Folha - Pesquisa feita pela Globo em março de 1995 indicou ser Cid Moreira o locutor com maior índice de credibilidade da emissora. Houve mudança nesse quadro depois da passagem de Lillian Witte Fibe pelo "Jornal Nacional", em novembro?
Andrade - Nenhuma. Cid e nós concordamos que era oportuno a passagem dele para a função de apresentador dos editoriais da Rede Globo.
Folha - Alguma outra pesquisa foi feita depois daquela? Qual foi seu resultado?
Andrade - Sim, e demonstrou grande aceitação da Lillian, mas não em detrimento do Cid ou do Sérgio (Chapelin).
Folha - William Bonner é editor do jornal "Hoje", Lillian, do "Jornal da Globo". Em suas novas funções os dois terão poder decisório também, como têm em suas atuais funções?
Andrade - Bonner será editor de assuntos nacionais e Lillian, editora de assuntos econômicos.
Folha - Como Cid Moreira e Sérgio Chapelin receberam a notícia de seu afastamento do "Jornal Nacional"?
Andrade - Com naturalidade. Cid, por sinal, a expressou em mais de uma entrevista.
Folha - Celso Freitas e Marcos Hummel, locutores da emissora que estão agora sem função definida, serão deslocados para o canal de notícias que as Organizações Globo pretendem lançar através da Globosat?
Andrade - Ainda não há coisa alguma definida sobre o canal de cabo do jornalismo da Globo.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: Cid Moreira deveria ficar, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.