São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Chevrolet Vectra fica mais seguro

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Chevrolet recheou o novo Vectra de itens de segurança.
A Folha avaliou na pista da GM em Indaiatuba (110 km de São Paulo) as duas versões que chegam ao mercado no final do mês, a GLS e a topo de linha, CD.
A GM não divulgou os preços, mas afirmou que devem ser próximos aos do Vectra 95 -sem contar com os itens de segurança recém-incorporados.
Os modelos podem vir com airbag duplo, para motorista e passageiro da frente (bolsas de ar que se inflam em acidentes) -trata-se do primeiro modelo nacional a oferecer airbag duplo.
Segundo a GM, o Vectra é, também, o primeiro veículo produzido em grandes volumes a utilizar airbag com gerador híbrido: libera o gás, que infla as bolsas, à temperatura ambiente. Os geradores usuais, denominados pirotécnicos, liberam gás a até 300º C.
Cintos
Para ampliar a eficácia dos airbags, o motorista pode optar pelo cinto de segurança com pré-tensionador (também opcional).
O acessório tem como finalidade "prender" com maior eficiência os passageiros da frente ao banco, em caso de acidente.
Patenteado pela montadora, o sistema de desarme dos pedais (acelerador, freio e embreagem) é outra novidade. Em impactos frontais, os pedais se soltam, diminuindo o risco de lesões nos pés e pernas do motorista.
Outro destaque (apenas para a versão CD), o controle de tração, age caso uma das rodas dianteiras patine -vai transferir o movimento para a roda com tração.
Caso os dois pneus patinem, há corte gradual da injeção de combustível, até minimizar o girar em falso das rodas motrizes.
Isso ajuda o motorista, por exemplo, a sair em pistas escorregadias ou em situações onde uma das rodas está sem tração.
A versão CD ganha também melhor desempenho, com o motor dotado de quatro válvulas por cilindro -tem 141 cavalos-vapor.
Internamente, o Vectra ganha novo painel, com mostradores amplos que facilitam a leitura.
Os bancos dianteiros da versão CD têm de regulagem de altura. Porém o passageiro da frente tem seus movimentos limitados pelo console, de um lado, e pelo extintor de incêndio, perto da porta.
A versão CD conta ainda com controles de áudio no volante e computador de bordo.
Externamente, o Vectra ganha faróis dianteiros afilados e traseiros bem arredondados.
O Vectra será vendido em versões quatro portas. A versão CD pode contar com câmbio automático de quatro marchas, com a mesma motorização.

Próximo Texto: Tudo sobre o carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.