São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
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CARTAS

* "Gostaria de saber qual a velocidade máxima e o volume do porta-malas do Voyage AE 1.6, do Escort Hobby 1.0, do Mille EP, do Hyundai Accent L e do Fiesta. O motor do Mille EP é semelhante ao do antigo Fiat 147?"
Anderson Fazoli (São Paulo, SP)

Resposta
O volume do porta-malas do Escort Hobby 1.0 é de 420 litros, e sua velocidade máxima é de 141 km/h. O Fiesta 1.3 atinge velocidade máxima de 152 km/h, e o volume de seu porta-malas é de 249 litros. O Voyage 1.6, fabricado pela Volkswagen com motor AE da Ford, tem capacidade para 460 litros e atinge velocidade máxima de 159 km/h. O Hyundai Accent L alcança 153 km/h e tem porta-malas com capacidade para 457 litros de bagagem. O Fiat Mille EP atinge 152 km/h, e seu porta-malas comporta até 290 litros. Os motores usados no antigo Fiat 147 e no Mille EP partem do mesmo projeto, mas seus componentes são diferentes.

* "Tenho um Tipo 2.0 SLX. Estou há seis meses tentando resolver um problema na injeção eletrônica do carro. Ele está na concessionária Fivesa. A revenda informou que técnicos da Fiat examinaram o veículo e não solucionaram o inconveniente. Foi feita a troca da central por uma nova, sem sucesso."
Fernando Pereira Pruner (Joinville, SC)

Resposta
A Fiat informou que, no dia 3 de janeiro, o cliente foi atendido pela concessionária Fivesa, juntamente com um representante técnico, para solucionar os problemas. A montadora esclareceu ainda que no dia 26 de janeiro o veículo foi entregue em perfeito estado de funcionamento. A montadora contatou o cliente, que se mostrou satisfeito com o serviço. A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou as informações da montadora.

* "Faço parte de um grupo de três rapazes interessados em pesquisar e desenvolver equipamentos para segurança e conforto do motorista. Conseguimos criar um equipamento que julgamos inédito no mercado. Trata-se de um gerenciador que monitora automaticamente as funções do interruptor de luzes dos veículos. Como o equipamento já foi testado por nós, em todas as condições de tráfego e luminosidade, nosso objetivo é conseguir junto à Folha um parecer técnico sobre o produto e depois conseguir uma homologação junto às montadoras. Gostaríamos de saber se vocês estariam interessados em testar o produto e o endereço para contato com as montadoras."
Carlos Roberto Junqueira (São Paulo, SP)

Resposta
A Folha não testa produtos que não estejam à venda no mercado ou em fase final de testes para produção industrial. Os endereços das montadoras: Fiat - rodovia Fernão Dias, km 429, CEP 32530-000, Betim, MG; Ford - av. Maria Coelho Aguiar, 215, Santo Amaro, SP, CEP 058040-900; Volkswagen - via Anchieta, km 23,5, ala 0, CEP 09823-990, CPI 1047, São Bernardo do Campo, SP; General Motors - av. Goiás, 1.805, CEP 09501-970, São Caetano, SP.

* "No dia 15 de abril do ano passado, entrei no Consórcio Nacional Fiat para adquirir um Mille Electronic 1.0. A contemplação aconteceu na assembléia de 12 de julho. Cinco dias depois, após negociações com a revenda, retirei um Corsa que estava disponível no pátio da concessionária. A documentação do veículo saiu alienada junto à Fiat Administração de Consórcios. O restante das parcelas e a diferença de contribuição após a última assembléia foram pagas. Já se passaram três meses, depois do último pagamento, e ainda não recebi a carta de liberação da alienação do carro. Gostaria de uma posição da montadora."
Fernando Cesar Peres Ramos (Campinas, SP)

Resposta
A montadora informou que, no dia 18 de janeiro, o Banco Fiat enviou uma carta de liberação ao cliente. A Fiat esclareceu também que no dia 27 de fevereiro contatou o leitor e foi informada que ele havia recebido o comunicado no dia 25 de janeiro. A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou as informações da fábrica.

* "No dia 29 de janeiro de 1994, comprei um Escort GL na concessionária Sul Vale. Para concretizar a compra, entreguei meu Escort L 89/90 e paguei a diferença em dinheiro. Providenciei o seguro e o licenciamento de 1994 e 1995. No dia 21 de setembro do ano passado, meu carro foi apreendido na porta da minha casa por um oficial de justiça acompanhado do advogado da Itaú Seguros, que portava um mandado de busca e apreensão. Constatei que o mandado resultava de uma ação impetrada contra Maria de Fátima Neves, que integrava um grupo de consórcios administrado pela VW e que optou por um Escort GL. O motivo alegado para a apreensão foi que a documentação do meu carro e a do carro de Maria de Fátima Neves continham o mesmo número do chassi. Surpresa com o que estava acontecendo, e acompanhada do advogado e do oficial, nos dirigimos à Sul Vale. A contragosto entreguei o carro. A concessionária quitou o débito do consórcio e insistiu para que eu retirasse o mesmo carro. É óbvio que recusei. No dia 2 de outubro, entrei com uma ação contra a concessionária. Na audiência de reconciliação, realizada no dia 8 de novembro, o representante da revenda alegou que existiu um erro operacional na emissão da nota fiscal e me ofereceu a devolução do veículo apreendido, a concessão de bônus nas revisões ou uma carta de crédito no valor de R$ 8.500 ou, ainda, um Escort Hobby 95. Não aceitei, já que minha pretensão é uma carta de crédito no valor de um Escort GL 94. Estou aguardando desde novembro que a revenda seja novamente notificada."
Rerivalda Soares da Silva (Resende, RJ)

Resposta
A Ford esclareceu que entrou em contato com a revenda e foi informada de que o veículo foi apreendido e liberado, com a intervenção da concessionária, no período de 24 horas. A montadora informou ainda que o carro foi colocado à disposição da cliente com toda a documentação correta, mas ela preferiu não retirar o veículo e abrir um processo contra a concessionária.

* "O caderno Veículos de 25 de fevereiro, na reportagem 'Procura por populares se estabiliza', diz que o preço de tabela do Gol 1.000 Plus é de R$ 12,85 mil. Neste mesmo caderno, o Guia de Preços publicou o valor do carro como sendo de R$ 14.912,95. Qual o real preço dessa versão do Gol?"
Fernando Antônio Rodrigues (Brasília, DF)

Resposta
O valor publicado no Guia de Preços estava incorreto, porque se referia ao preço do modelo com todos os opcionais.

Cartas devem ser enviadas para Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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