São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW R1.100 é 'monstro' bem-comportado

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As duas principais características das grandes estradeiras BMW sempre foram o motor "boxer", com seus dois cilindros opostos abrigados nas saliências dos cabeçotes, e a transmissão a cardã.
Para conforto dos puristas, ambas foram mantidas neste lançamento. Mas o sistema de suspensões foi totalmente reestudado.
Sua principal modificação é uma boa novidade: o garfo telescópico perdeu a função de suspensão. Agora serve apenas como sistema de direção, acompanhando os movimentos da roda.
O trabalho efetivo da suspensão dianteira é exercido por um só amortecedor, com mola helicoidal externa, colocado em uma plataforma entre o tanque e o motor.
Na traseira, o braço que une a roda à moto cumpre as funções de suspensão e transmissão.
Essas inovações produzem sensível melhora na estabilidade do conjunto, transformando até as curvas de baixa velocidade em manobras seguras e controláveis.
Contribui para isso a largura dos pneus de última geração que calçam suas também revolucionárias rodas de liga leve.
O comportamento do motor em aceleração segue a agressividade do design, apesar da sua proposta extremamente clássica. Se a mão do piloto é pesada, ela obedece e se comporta como uma fera.
Seu motor ruge alto e sua marca (não conferida nesta avaliação) é de 4,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h: assustadora. Mas, se a mão do piloto é mais mansa, ela também sabe ir dócil e submissa.
Suas retomadas de velocidade permitem ultrapassagens seguras. As frenagens são garantidas pelos dois gigantescos discos dianteiros, com ABS, e pelo disco traseiro.
Com todas essas características, claro que seu "habitat" natural está nas estradas e não nas ruas das cidades. Com os acessórios, malas e bagageiros instalados, tem capacidade para um bom volume de bagagem, bem acomodada.
Há deslizes de acabamento. A embreagem, acionada a cabo, fica totalmente ultrapassada numa moto com tantas inovações.

Texto Anterior: Veja como é o Fiat Palio por dentro
Próximo Texto: Motor é o ponto fraco do Gol Plus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.