São Paulo, segunda-feira, 18 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região chilena inova no cultivo

DO ENVIADO ESPECIAL

Uma experiência simples que vem sendo desenvolvida na região de Bio-Bio, no Chile, mostra um pouco do que a ONU pretende fazer imediatamente para erradicar a pobreza.
Nesta região, onde vivem cerca de 1,7 milhão de habitantes (sendo 53% em condições de miséria), estão sendo tentadas "alternativas produtivas familiares" para gerar emprego e garantir alimentação para a população.
Por exemplo: estão sendo ensinadas às famílias técnicas de cultivo hidropônico. As verduras, hortaliças e frutas cultivadas dessa forma acabam sendo consumidas pelas famílias. O que sobrar é negociado, gerando dinheiro para suprir outras necessidades.
O cultivo hidropônico é apenas uma das pontas que o projeto geral da região de Bio-Bio está atacando.
Medidas de curto prazo como esta servem para desencadear com a população projetos mais complexos de preservação do meio ambiente urbano.
'Recuperar a dignidade'
O presidente do Habitat 2, o gambiano Wally N'Dow, enviou um discurso para ser lido na abertura do evento de Recife, ressaltanto que "lutar contra a pobreza requer que os pobres recuperem sua dignidade, através de sua participação ativa no esforço de erradicação desse flagelo".
Para N'Dow, "os exemplos de práticas promissoras mostram que o sucesso passa pelo engajamento do pobres".

Texto Anterior: ONU quer aprender com miseráveis
Próximo Texto: Dom Helder é premiado por atuação com pobres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.