São Paulo, segunda-feira, 18 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Câmeras de TV vão controlar o trânsito

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai espalhar 163 câmeras de TV pela cidade. As câmeras deverão estar instaladas até outubro e foram compradas no mesmo pacote dos semáforos inteligentes.
As câmeras vão ser instaladas nos principais corredores de trânsito da cidade, transmitindo imagens para uma central ininterruptamente.
"Serão os olhos da central de operações, uma mosca com 163 olhos e vários ouvidos", afirmou Lehfeld, presidente da CET.
Os "ouvidos" será a rede de "vigilantes" que a CET está montando, composta de motoristas que informam, através de telefones celulares, os problemas que estejam complicando o fluxo de veículos.
Atualmente, a CET tem cerca de 40 câmeras instaladas no túnel Ayrton Senna e na avenida Juscelino Kubitschek.
Segundo Edgar Linguitte, 53, coordenador do projeto de implantação dos semáforos inteligentes da Secretaria Municipal de Transportes, o pacote com 1.493 semáforos e as câmeras custou R$ 92 milhões. Os primeiros lotes chegaram da Inglaterra no final do mês passado.
O coordenador afirmou que a única finalidade das câmeras é mostrar em tempo real, 24 horas por dia, tudo o que acontece com o trânsito (congestionamentos, acidentes, inundações etc).
Elas não funcionarão como os semáforos-fotógrafos, que flagram quem desrespeita sinal vermelho.
Os semáforos serão instalados nos cruzamentos mais críticos da cidade. Já foram feitas obras de adaptação em 500 pontos. Os testes começam em julho.
A secretaria espera reduzir de 20% a 25% o tempo no trânsito.

Texto Anterior: Atraso em vôo deixa passageira irritada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.