São Paulo, segunda-feira, 18 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de comida não provoca alucinação

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 18, sou estudante e queria saber se a falta de alimentação pode causar alucinações."
Resposta
A falta de alimentos pode trazer uma série de problemas para o seu organismo, mas as alucinações não são, normalmente, um deles.
As alucinações aparecem quando há uma alteração no funcionamento de algumas partes do cérebro. Isso acontece em doenças como a esquizofrenia ou em pessoas que tomam drogas alucinógenas (LSD, chá de cogumelo e ecstasy).
O sistema nervoso passa a "interpretar" os estímulos do ambiente de forma diferente e transmite essas informações alteradas.
Assim, a pessoa pode ouvir vozes de pessoas que não estão por perto, enxergar cenas que não estão acontecendo e até sentir gostos e cheiros de alimentos que, na realidade, não estão comendo.
A alimentação insuficiente pode levar a uma hipoglicemia -níveis baixos de glicose (um tipo de açúcar) no sangue.
A glicose é uma das principais fontes de energia para as células do corpo. Sem ela, as células não conseguem realizar suas atividades.
Quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar, o organismo passa a "gastar" suas reservas para não ficar sem combustível. A longo prazo, esse processo não faz bem para o corpo.
Assim pode haver destruição das proteínas dos músculos e quebra de glicogênio (espécie de depósito de glicose) armazenado no fígado.
Níveis baixos de glicose fazem a pessoa sentir mal-estar, dor de cabeça, fraqueza, turvação da visão, podendo até desmaiar.
Como as células do sistema nervoso são particularmente sensíveis à falta de glicose, a pessoa também pode experimentar uma espécie de confusão mental em que ela não reconhece familiares, troca datas, não sabe o lugar em que está etc.
Mas alucinações mesmo, como aquelas produzidas pelas drogas alucinógenas são bastante raras com a falta de alimento.

jairo.bouer@mandic.com.br.

Texto Anterior: Colégio quer participar da nova campanha
Próximo Texto: Estudantes conseguem fazer coleta seletiva em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.