São Paulo, segunda-feira, 18 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoras apostam no filão do cinema

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você não quiser ir ao cinema, não precisa. O mercado editorial brasileiro já acordou para o filão roteiro. Um número cada vez maior de romances que viraram filmes, filmes que viraram romances ou simplesmente roteiros tem sido publicado.
Entretanto, só no primeiro caso, o romance que virou filme, costuma valer a pena deixar de ir ao cinema. Os roteiros romanceados em geral são fracos e os roteiros são o que são: um texto que já prevê e só se completa com imagens.
Com a aproximação da noite de entrega do Oscar, no próximo dia 25, as editoras correm para soltar os livros. Não é à toa: as vendas do livro "O Quatrilho", por exemplo, não param de crescer.
O romance de José Clemente Pozenato já está em sua 12ª edição (cada uma de 5 mil exemplares). A editora Mercado Aberto, de Porto Alegre, lançou uma edição especial do livro com fotos do filme devido ao sucesso das vendas.
A Rocco prepara-se para lançar "Razão e Sensibilidade", roteiro e diário de filmagem escrito pela atriz Emma Thompson, favorita ao Oscar de melhor roteiro adaptado. A tradução do romance de Jane Austen, no qual o filme é baseado, já foi oportunamente relançada pela Nova Fronteira.
Com o mesmo pretexto do Oscar começam a chegar às livrarias esta semana "Despedida em Las Vegas" pela Ediouro, "Cassino" e "O Carteiro e o Poeta", esses dois pela Record.
Contramão
"Os 12 Macacos" e "Acerto Final" são dois lançamentos recentes, exemplos da contramão da literatura. São romances feitos a partir de roteiro de filmes, um exercício de escrita que pouco tem a ver com a literatura.
Em geral, os autores limitam-se a preencher com texto o que no cinema é dado pelas imagens. Tiram as indicações de cena que podem constar nos roteiros, amarram os diálogos e tentam dar às personagens alguma densidade.
"Os 12 Macacos", de Elizabeth Hand, é baseado no roteiro escrito por David Peoples e Janet Peoples. O filme com Bruce Willis, Brad Pitt (que concorre por esta interpretação ao Oscar de melhor ator coadjuvante) e Madeleine Stowe é uma ficção científica dirigida por Terry Gilliam e tem estréia prevista para o próximo dia 22.
"Acerto Final", de David Rabe, é um livro de suspense baseado no roteiro de Sean Penn, que também dirige o filme. Estrelado por Angelica Huston e Jack Nicholson, o filme fez carreira curta nos cinemas.

Texto Anterior: Razão e sensibilidade no amor e na política
Próximo Texto: "Despedida..." emociona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.