São Paulo, terça-feira, 19 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raças dos EUA melhoram galinha caipira

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além do colorido com que ornamentam um sítio, as raças new hampshire, rhode island red e plymouth são rústicas, resistentes e apresentam uma postura de 200 a 250 ovos por ano.
Por isso, estão sendo utilizadas por criadores para o aprimoramento da galinha caipira comum, que produz entre 60 e 80 ovos/ano.
Na primeira geração do cruzamento destas raças com uma galinha caipira, a postura aumenta em 50%. Na segunda, sobe para 75%.
As três raças são de origem norte-americana e também eficientes para a produção de carne.
Atingem 60 cm de altura em média e peso de 3,5 kg (macho) e 2,5 kg (fêmea), com seis meses.
A caipira comum não passa, em geral, de 1 kg. As galinhas de raças puras vivem até cinco anos, mantendo uma alta produção de ovos até o terceiro ano.
No final da década de 30, o governo importava e distribuía matrizes de new hampshire para melhorar a postura das caipiras.
Depois houve o desenvolvimento das galinhas de granja, geneticamente melhoradas, que chegam a pôr 300 ovos/ano e as caipiras foram esquecidas.

Texto Anterior: Preço da adulta chega a R$ 80
Próximo Texto: Mais perto; Compromisso; Piso; Fiscal do acordo; Margens apertadas; Por tabela; Na Argentina; Esmagamento maior; Investimento; Perda no café; Queda de receita; Grãos para aves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.