São Paulo, terça-feira, 19 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A batalha naval

MARIA ERCILIA

A guerra dos navegadores está um samba de uma nota só. É mais ou menos assim: "Microsoft faz alianças a troco de nada e dá programas de graça afim de acabar com a esmagadora vantagem da Netscape".
Será que o Explorer vai vencer pelo cansaço? Gates quer colocar seu browser em toda parte. Nos programas de acesso dos serviço online, no Windows 95 (e 96), onde der.
Na aparência a Microsoft está mimetizando a estratégia da Netscape: distribui programas de graça e apóia padrões abertos, como o Java.
Na prática, porém, a mudança é grande. A Netscape conseguiu algo totalmente inédito no ano passado: um sucesso enorme e mundial, baseado unicamente em propaganda de boca. Durante um ano e meio a empresa não fez publicidade nenhuma.
Foi a grande surpresa do Netscape: as pessoas começaram a usá-lo simplesmente porque era melhor, e não porque lhes estava sendo empurrado goela abaixo.
A Microsoft tenta reverter essa tendência com sua estratégia de sempre: inundar o universo conhecido com seus produtos e fabricar notícias com anúncios de novas parcerias e tecnologias.
Hoje, quem tem acesso à Internet corre para a página da Netscape e pega a última versão do programa (aliás, acaba de sair o beta 1 do Netscape 3.0), sem dar bola para promoções de outros programas.
A Microsoft vai apostar na inércia dos novos consumidores que estão chegando.
Sempre pode acontecer de o Explorer -que hoje é uma decepção- melhorar muito...
Rumores sobre o Internet Explorer 3.0 beta sai em abril: vai ser capaz de lidar com todas as extensões do Netscape e melhorar várias delas. Os "frames" não terão bordas, poderão ser criados no centro da página. Vai ter um compilador de Java mais veloz. Vai ter também suporte para animações em .avi (formato da Microsoft). Aberto, pero no mucho...
A conferir. O Netscape ainda é -de longe- o melhor programa de navegação para a Web. Com um mail superfácil de usar, dezenas de plug-ins perfeitamente integrados e os novos GIFs animados, dá um banho nos outros programas.
O fim do muro
Caiu a muralha que separava a parte acadêmica da comercial na Internet brasileira. A velocidade da conexão entre as duas no Rio passou a ser de 2 megabits por segundo na sexta-feira passada.
Yahooligans
O Yahoo estreou ontem sua versão infantil, (http://www.yahooligans.com). O logo é uma gracinha, tudo é muito correto e limpinho etc. etc. O primeiro patrocinador do Yahoozinho é nada menos que a Disney.

O endereço de NetVox é netvox@folha.com.br

Texto Anterior: Romagnolo mostra santos neobarrocos
Próximo Texto: Sverner lança livro no Masp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.