São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elbrick encontra Gabeira

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Vinte e seis anos depois de receber a notícia do sequestro do pai por um grupo de brasileiros, Valery Elbrick, 53, filha do embaixador norte-americano Charles Elbrick, encontrou-se pela primeira vez com um dos sequestradores.
Na noite de segunda ela conheceu o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), 54, autor do livro "O Que É Isso, Companheiro?", que conta a história do sequestro.
"Ele esteve muito perto de meu pai num momento intenso de sua vida. É como se recuperasse um pedaço dele que não tive", disse Valery, emocionada.
O encontro aconteceu na casa dos produtores Luís Carlos e Lucy Barreto -pais do cineasta Bruno Barreto, diretor da versão cinematográfica da história -em que Valery faz uma "ponta" sem falas.
Os dois conversaram longamente. Valery, interessada na história de Gabeira, queria saber quantos anos ele tinha na época do sequestro, o que fazia e o que aconteceu com sua vida depois do sequestro.
Gabeira perguntou sobre o trabalho de Valery -ela é produtora de concertos de música clássica para crianças carentes de Washington.
"Sempre quis encontrar um deles, conhecer sua versão da história do Brasil na época, que só conhecia pelos livros", disse Valery.
"A visão que tinha da história era muito superficial, levando em conta o aspecto criminal. Tinha sentimentos muito profundos com relação ao fato e não entendia o que havia acontecido. Esta conversa amplia minha compreensão. Entendo melhor o que aconteceu e vejo que os pontos de vista dele também mudaram", disse Valery.
Para Gabeira, o encontro mostrou que a questão está superada pelos dois lados. "Compreendi o outro lado da história, o ponto de vista da família. Nós dois já ultrapassamos esta situação.", disse.

Texto Anterior: Reunião; Estica-Estica; Jornalismo Esportivo; Sapoti
Próximo Texto: Artistas plásticas argentinas fazem exposição em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.