São Paulo, quinta-feira, 21 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria autoriza depósito para césio 137

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal concedeu autorização para a construção de um novo depósito para abrigar os rejeitos radioativos do acidente com césio 137 ocorrido em Goiânia (GO) em 1987.
Segundo o gerente do distrito de Goiânia da Comissão de Nacional de Energia Nuclear, Paulo Rabello, 40% dos rejeitos gerados pelo acidente de 87 já estão abrigados, de forma definitiva, em contêineres de grande porte em Abadia de Goiás (GO) desde agosto do ano passado.
Os outros 60% deverão ser armazenados no novo depósito, cujo edital de licitação para construção deverá ser publicado em abril.
As obras deverão ser concluídas no final de outubro deste ano.
Segundo Rabello, o novo depósito depende ainda da concessão de um certificado de análise de segurança da Secretaria de Assuntos Estratégicos e de uma licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os dois documentos deverão ser expedidos em duas semanas.
O acidente com césio 137 foi motivado pelo vazamento do produto de um equipamento hospitalar abandonado em Goiânia. Quatro pessoas morreram e 245 ficaram contaminadas pela radiação do césio 137.

Texto Anterior: Ônibus são apedrejados e incendiados em Minas
Próximo Texto: Veneno de aranha é risco para os rins
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.