São Paulo, quinta-feira, 21 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema informatizado vai vigiar novo presídio no MS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O ministro da Justiça, Nelson Jobim, inaugurou ontem em Dourados (MS) uma penitenciária de segurança máxima cujo sistema de vigilância inclui sensores de microondas, dez câmeras de vídeo automatizadas e interfones em pontos-chave.
Os agentes penitenciários deverão ter formação em informática para operar os computadores. O sistema funcionará 24h, interligado a uma central informatizada situada em uma das torres do prédio.
O presídio é o primeiro a ser entregue dentre outros em todo o país que tiveram construção iniciada simultaneamente em 1987 com verbas do Ministério da Justiça.
A obra custou R$ 20 milhões, dos quais 90% foram pagos pelo governo federal e 10% pelo estadual. Mato Grosso do Sul tinha um único presídio, construído em 1986 em Campo Grande.
A nova penitenciária tem 12,8 mil m2 (o equivalente a quase dois campos de futebol), 134 celas comuns e 40 disciplinares, com capacidade total para 538 presos. Dois pavilhões -25% da área- serão destinados ao trabalho dos presos.
O presídio será ocupado inicialmente por 134 detentos, que serão transferidos das cadeias de delegacias de Dourados. A capacidade carcerária do Mato Grosso do Sul é de 1.300 presos, segundo João Pereira da Silva, secretário de Cidadania, Justiça e Trabalho, mas hoje o Estado abriga 2.100 presos.

Texto Anterior: Garota tinha outro namorado
Próximo Texto: CPI em Boa Vista investiga prefeita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.