São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O difícil caminho do espermatozóide

No homem
1. Os espermatozóides são produzidos dentro dos testículos, que ficam no interior do saco.

2. Assim que se formam, os espermatozóides caem dentro de dois canais que vão levá-los até o pênis. Dentro desses canais, eles vão se misturar com líquidos. Esses líquidos alimentam os espermatozóides e fazem com que as caudas comecem a bater, e os espermatozóides comecem a nadar.

3. Os dois canais se juntam e formam a uretra, que, além de levar os espermatozóides, também leva o xixi para fora do corpo.

4. Durante o ato sexual, o esperma é jogado dentro do corpo da mulher, na vagina. Esperma é a mistura dos espermatozóides com os líquidos. A expulsão do esperma é chamada ejaculação.

Na mulher
5. A mulher produz uma substância que serve para "molhar" a vagina, ajudando a entrada do pênis. Durante o período fértil, a mulher produz uma quantidade maior dessa substância. Os espermatozóides têm de atravessar esse líquido para chegar ao útero.

6. Período fértil é a época em que a mulher solta o óvulo que, junto com o espermatozóide, vai gerar o bebê.

7. Para chegar ao óvulo, os espermatozóides atravessam o útero, que é uma espécie de saco onde o bebê vai se desenvolver.

8. O encontro do óvulo com um espermatozóide acontece nas trompas.
As trompas são tubos cheios de franjas minúsculas. As franjas se movimentam e formam uma corrente que empurra o óvulo que vem do ovário para baixo, em direção ao útero.
Mas o espermatozóide tem de subir da entrada do útero até as trompas. Assim, ele precisa nadar contra essa corrente para chegar ao óvulo.

9. O espermatozóide tem de furar uma capinha que protege o óvulo. No princípio, o bebê, que é apenas a união do óvulo com o espermatozóide, se chama "célula-ovo".

10. Depois que ele chega até o útero e se aninha ali, passa a se chamar "embrião".

Fonte: "Fundamentos da Biologia Moderna", Amabis e Martho, editora Moderna

Texto Anterior: Saiba o que é abuso sexual
Próximo Texto: Livros explicam melhor o assunto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.