São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Dança butô revive Artaud

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA A PEÇA

A peça "A Conquista do México", escrita por Antonin Artaud em 1936 terá uma adaptação encenada em São Paulo em outubro, como parte da programação do evento "Artaud Cem Anos", que começará em setembro.
O coreógrafo japonês Min Tanaka, um dos principais artistas de dança butô da atualidade, chega a São Paulo no próximo mês para escolher o elenco para o espetáculo.
Antes disso, fará uma apresentação solo de "In the Mood of a Black Mountain", no teatro Sérgio Cardoso no próximo dia 1º de abril.
Estréia mundial
"A Conquista do México" será uma estréia mundial produzida no Brasil. Sob direção de Tanaka, terá música especialmente criada por Egberto Gismonti e cenografia do artista plástico Siron Franco.
Maura Baiocchi, bailarina brasileira de butô será assistente de direção de Tanaka. A partir de maio os dois trabalharão juntos no Japão.
"A Conquista do México", peça escrita em 1936 após uma viagem de Artaud ao México, para pesquisar os rituais e os mitos dos índios Tarahumaras, inaugurou o teatro da Crueldade.
"As idéias de Artaud são de enorme importância para nós. Só que a dor e a tensão que se impõem sobre nossos corpos são maiores agora do que na época que ele viveu", disse Tanaka à Folha, por fax. Leia trechos de sua entrevista.
*
Folha - Você já tem um roteiro para "A Conquista do México"?
Min Tanaka - Já escrevi uma composição básica, que envolve espaço e tempo do espetáculo. Trata-se de uma recriação de minha autoria, inteiramente nova, baseada na idéia original de Artaud.
Mas, estará aberta a mudanças durante o processo coletivo de criação, junto com o elenco brasileiro.
Folha - "A Conquista do México" fala sobre colonização. Como você trabalhará este significado, dentro de uma conotação atual?
Tanaka - O tema de Artaud será interiorizado por todos nós que estamos envolvidos com o espetáculo. Quando digo nós me refiro a seres históricos vivendo em um mundo contemporâneo.
Embora cada um tenha sua própria experiência cultural e histórica, todos deveremos trabalhar, muito sensivelmente, com uma consciência histórica que vai além da individualidade. Acredito que cavando nas camadas mais profundas de nossos corpos poderemos encontrar a fonte universal da comunidade que tem sido silenciada pela "história oficial".
Folha - Qual a importância de Artaud para o butô e o seu trabalho em particular?
Tanaka - Artaud tem sido importante para mim. Mas, acho difícil discutir sua influência no butô como um todo. Na verdade, a definição de butô, em si, não é tão clara para mim. Acima de tudo, sou um dançarino, e você pode me chamar de dançarino de butô ou qualquer outra coisa. Posso afirmar é que Artaud me ajudou a me libertar de tabus internos e externos.

Próximo Texto: Pensador redirecionou teatro e filosofia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.