São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pré-candidatos no Rio acusam direção do PT de sabotar prévia

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

A Direção Nacional do PT foi criticada pelo vereador Chico Alencar e pelo deputado estadual Marcelo Dias, que amanhã disputam as prévias que poderão definir o candidato do partido à Prefeitura do Rio.
Em nota divulgada por sua assessoria, Alencar -líder do PT na Câmara Municipal- afirma que ambos os pré-candidatos estão de acordo "em reconhecer que a Direção Nacional tem desprestigiado ao máximo o processo no Rio de Janeiro, provavelmente por desejar uma aliança com o PDT".
Dias afirmou que, em sua avaliação, a direção nacional tem criado dificuldades por estar "jogando para uma aliança com o PDT".
Segundo Alencar, a direção do PT pode estar frustrada com a desistência da senadora Benedita da Silva em disputar a prefeitura. Na eleição de 1992, Benedita venceu o primeiro turno, mas perdeu o segundo para César Maia.
Quórum
A principal queixa de ambos está relacionada com o quórum estabelecido pela direção nacional para que as prévias definam o candidato do PT às prefeituras: no caso do Rio, será preciso que compareçam às urnas pelo menos 20% dos cerca de 16.400 eleitores filiados ao partido no município.
Se este índice não for atingido, as urnas não serão abertas e a convenção do PT poderá escolher qualquer outro candidato. Poderá também decidir pelo não-lançamento de candidatura própria.
Alencar e Dias alegam que o número de 16.400 filiados não corresponde à realidade do partido. Segundo eles, apenas 2.400 eleitores procuraram o PT para ratificar seu compromisso com o partido durante a campanha de refiliação lançada no ano passado.
"Entre os 16.400 há pessoas que morreram, que moram em outros Estados ou mesmo que se filiaram a outros partidos e não comunicaram o fato ao PT", afirmou o metroviário Dias, 35, cuja candidatura é apoiada por correntes da chamada "esquerda" do PT.
"Este número (16.400) é fictício", disse Alencar, 46. Professor de história, ele recebeu o apoio de da Democracia Radical, da Força Socialista e da Articulação. Alencar se disse "chocado" com a proibição de contagem dos votos caso o índice de 20% não seja atingido.
Direção Nacional
Segundo a assessoria de imprensa do PT nacional, o quórum de 20% foi estabelecido para "reforçar o caráter democrático das prévias". Ela informou que a campanha de refiliação não foi concluída -assim, não seria justo permitir o voto apenas aos refiliados.
A assessoria informou que Dirceu estava fora de São Paulo e que Vaccarezza deveria retornar à sede até o final da tarde de ontem. Até o fechamento desta edição, ele não havia voltado.

Texto Anterior: Motta dirá a Covas que não sai candidato
Próximo Texto: Pré-candidatos do PT temem que quórum inviabilize prévias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.