São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PE iniciou fiscalização só na 4ª

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A fiscalização dos 16 centros de saúde que fazem hemodiálise em Pernambuco só começou a ser feita na última quarta-feira, quando já chegavam a 23 os mortos do IDR de Caruaru.
O secretário da Saúde do Estado, Jarbas Barbosa, disse que antes foi necessário "capacitar técnicos" para fazer a fiscalização. "Era preciso que eles tivessem conhecimentos específicos da hemodiálise", afirmou.
Um curso para técnicos da secretaria foi dado no ano passado por Isaura Cristina, da Vigilância Sanitária de São Paulo. Os alunos integram hoje as quatro equipes encarregadas de inspecionar as clínicas.
A diretora do Departamento de Epidemiologia e Vigilância Sanitária de Pernambuco, Christianne Holmes, disse que a fiscalização deveria começar este mês.
Segundo Holmes, a inspeção terá um "caráter educativo". Aquelas clínicas em que sejam constatadas irregularidades terão um prazo para adotar as providências consideradas necessárias.
"A maior pena que a legislação da Vigilância Sanitária prevê é a interdição de estabelecimento", disse o secretário Barbosa.
As inspeções serão rotineiras e acontecerão quatro vezes por ano, informou Holmes.
Os resultados da fiscalização iniciada quarta-feira serão divulgados na segunda quinzena de abril.
Em Pernambuco, 1.260 pessoas fazem hemodiálise de acordo com a secretaria. O custo mensal é de R$ 1 milhão.
(VS)

Texto Anterior: IDR se declara inocente
Próximo Texto: Mães ainda se adaptam ao PAS no centro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.