São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Páginas da Internet focalizam o Oscar

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Oscar vai para a Internet pelo segundo ano consecutivo. Uma dezena de páginas na rede de computadores está cobrindo os movimentos da Academia de Cinema, Artes e Ciências de Hollywood, indo do tom oficial ao jocoso.
A diferença entre a página oficial deste ano, "The Envelope Please", e a do ano passado é tecnológica. Se antes a Academia só fornecia as listas dos concorrentes e um breve histórico, sem se preocupar com a apresentação gráfica das páginas, agora há maior apuro visual.
A principal inovação é a presença de trailers dos filmes que concorrem às categorias principais. Mas o tom oficioso beira o tédio. Como parece ser a regra na maioria das páginas sobre Oscar, há um concurso de adivinhação. Quem acertar os vencedores concorre a computadores e câmeras digitais.
Outras páginas
A página de "Mr. Showbiz", além de ser a mais engraçada e trazer os inevitáveis concursos, promete entrevistas sonoras ao vivo dos bastidores e imagens das festas após a premiação.
Muitas iniciativas não-oficiais de cobertura foram tiradas do ar pela força da Academia. Como avisa a página da Oscarnet: "E os vencedores são... os advogados".
Apesar do cerco, uma página de protesto conseguiu burlar a censura e se mantém no ar. "The Academy Award Protest Page" conclama os usuários da rede a mandar mensagens eletrônicas protestando contra as fracas indicações.
ENDEREÇOS
The Envelope Please: http://oscars.guide.com; The Warner Bros. Oscars: http://pathfinder.com/@@lZbheWJLhgEAQK6o/pathfinder/features/oscars; Mr. Showbizz: http://showbiz.starwave.com/showbiz/awards/oscars; En Directo: http://endirecto.infosel.com.mx/oscar; The Academy Award Protest Page: http://www.spectra.net/~funkman/awards.html; The Academy e-mail: Ampas@Ampas.Org

Texto Anterior: Meryl Streep teme carreira depois dos 50
Próximo Texto: Tornatore faz 'Paradiso' às avessas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.