São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Onde passa um boi...; Trator sem freio; Ofensiva chapa branca; Compensação a jato; Rainhas do deserto; Umbigo de vedete; Resposta para tudo; Lei Magri; Santa sensibilidade; Incorreção política; Ai, que medo; Confia, desconfiando; A Quadrilha; Virtude federal; Descendo do muro; Atrás do prejuízo; Fogo na floresta;

Onde passa um boi...
Os governistas entenderam na semana passada que FHC não apresenta muita resistência na hora de abrir os cofres. Forma-se no PFL o desejo de cobrar um pouco mais por tanta lealdade.

Trator sem freio
O Planalto planeja votar na terça ou quarta a Lei de Patentes. FHC quer acabar com essa novela para dar um presente à comunidade internacional. A ordem presidencial é pegar carona nas vitórias da semana passada.

Ofensiva chapa branca
Na avaliação de FHC, é importante aproveitar a retomada do controle das reformas e detonar um arrastão governista no Congresso. A bola da vez é a reforma administrativa, a cargo do relator Moreira Franco (PMDB-RJ).

Compensação a jato
Nesta semana vencem os primeiros "cheques pré-datados" do festival de fisiologia para sepultar a CPI dos Bancos e aprovar a reforma da Previdência.

Rainhas do deserto
Líderes governistas eram chamados de "drag queens da política" na quinta. Mal venceram a votação da Previdência, a um preço altíssimo, e foram comemorar em uma churrascaria de Brasília. O Planalto reprovou.

Umbigo de vedete
Os partidos de oposição, que ficaram a reboque de rachas na base governista, dizem estar na busca de uma estratégia própria. Ninguém sabe qual. Nem eles.

Resposta para tudo
Amin (PPB) afirmava que o jeito de impedir a CPI dos Bancos seria o governo demonstrar vontade de punir. Perguntado agora, rebate: "O governo mostrou muitas outras vontades".

Lei Magri
O vereador Murilo Alves (PMDB), autor da lei que obriga o uso do cinto de segurança em São Paulo, recebeu em seu gabinete um eleitor com um pedido curioso. Estender a lei aos cães para proteção em acidentes.

Santa sensibilidade
As assessorias de comunicação do Planalto e do Ministério da Fazenda deram uma demonstração de conveniência política. Na véspera da votação da Previdência, convidaram o relator Temer para um reunião rotineira.

Incorreção política
A licença-maternidade (120 dias) foi excluída, na reforma da Previdência, para contagem de tempo para aposentadoria. Se tiver três filhos, perde-se um ano.

Ai, que medo
Maluf diz que espera até maio pelo refinanciamento da dívida da Prefeitura de São Paulo. Se FHC não cumprir a promessa, promete aumentar o preço das passagens de ônibus. "Se quiser, eu acabo com o Real", ameaça.

Confia, desconfiando
Maluf acredita que o refinanciamento sai, mas diz ter motivos para apreensão. Em 95, não repassou integralmente o dissídio dos motoristas para as passagens em troca da mesma promessa.

A Quadrilha
Enganado de segunda a sexta, o povo brasileiro é o personagem da semana. Assistiu a um filme cheio de vaidade, troca de favores, ataques e recuos. A fita, digna de um Oscar, é sobre um país que faz muito barulho por nada.

Virtude federal
O Brasil tem um candidato de última hora ao Oscar de melhor ator. O líder Jáder Barbalho (PMDB-PA), homem de elevado espírito público, simbolizou o que uma conversinha no Palácio do Planalto é capaz de produzir.

Descendo do muro
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) diz que vai votar hoje em Luiza Erundina, na prévia petista para escolher o candidato à Prefeitura de São Paulo.

Atrás do prejuízo
Covas acaba de ver aprovado pela CCJ da Assembléia paulista projeto de lei com incentivos fiscais que permite a São Paulo competir com outros Estados. Falta a aprovação em plenário.

Fogo na floresta
Subiu de três para dez o número de áreas indígenas contestadas com base no decreto 1.775. O prazo para requerimentos termina em 8 de abril. A Funai aguarda uma avalanche de pedidos.

TIROTEIO
Do deputado Jacques Wagner (PT-BA), sobre as vitórias do governo na semana passada:
- O comportamento do governo FHC é típico do autoritarismo, no qual os fins sempre justificam os meios.

Próximo Texto: Clone ministerial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.