São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC estimula redução do poder do PMDB

DA REDAÇÃO

O governo Fernando Henrique Cardoso vem agravando a divisão do PMDB. Desde sua posse, a bancada do partido na Câmara diminuiu de 107 para 97 deputados.
A redução só não foi maior porque algumas defecções foram compensadas pela adesão de parlamentares de outras legendas.
FHC vem implantando uma política diferenciada em relação ao PMDB. Para obter a maioria no Congresso, cedeu dois ministérios aos peemedebistas gaúchos, que apoiaram sua candidatura, e uma secretaria ao PMDB da Paraíba, que se opunha a Orestes Quércia, defensor do rompimento do partido com o governo.
Mas, ao mesmo tempo em que beneficiava alguns segmentos do partido, o governo desenvolveu uma política alternativa, que visava fortalecer o PSDB e o PFL com a transferência de deputados do PMDB para as duas legendas.
Isso, porém, acabou enfraquecendo a ala governista do PMDB. Esse enfraquecimento foi o grande responsável pela eleição do deputado federal Paes de Andrade (CE) para a presidência do partido.
Paes venceu, por 76 votos a 75, o deputado Alberto Goldman (SP), que tinha o apoio manifesto do Palácio do Planalto e da maioria dos governadores do PMDB.
A vitória de Paes só foi possível graças à defecção de quatro deputados peemedebistas, que tinham migrado para outras legendas.
O comportamento do PMDB no Congresso reflete essa divisão. Nas votações mais polêmicas, a proporção de dissidentes na bancada tem variado de 11% até 53%.
A votação da emenda da Previdência confirmou essa instabilidade. Na primeira votação, 39,2% de seus deputados votaram contra o governo. Na segunda, após uma intensa distribuição de verbas e cargos públicos, a dissidência caiu para 15,5%.

Texto Anterior: Lideranças já pensam em 98
Próximo Texto: Tucanos surgiram de dissidência peemedebista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.