São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Weffort recusa convite dos EUA

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Cultura, Francisco Weffort, recusou o convite da academia de Hollywood para assistir à entrega do Oscar.
"Preferi ficar torcendo em casa. Achei que não era necessário ir até Los Angeles", afirmou o ministro.
Weffort disse que tentou ceder seus convites às duas atrizes principais de " O Quatrilho" (Patrícia Pillar e Glória Pires), mas foi impossível porque os convites são "nominais e intransferíveis".
Patrícia e Glória viajariam na última sexta-feira para Los Angeles, mas não se sabia se elas estariam presentes na cerimônia.
Fábio Barreto afirmava que conseguiria os convites para que elas pudessem ir à festa.
Oficialmente, um filme indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro só recebe dois convites, para que o diretor e um acompanhante participem da cerimônia.
"Pensei em ir para assistir à cerimônia e conversar sobre as co-produções com os EUA, mas acabei desistindo", afirmou o ministro.
Weffort viu o filme junto com o presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília. Ele diz que gostou muito da obra e que ela revela a evolução do cinema feito no Brasil.
"É um filme muito bem realizado. Mostra que o Brasil está conquistando a técnica cada vez mais."
Para o ministro, o grande problema no Brasil é a falta de uma "cultura" do cinema. "Não é só a falta de dinheiro que atrapalha." Segundo ele, não há uma estrutura profissional que facilite a produção.
O ministro comparou o problema da indústria com o que ele teve com o cineminha do ministério.
"A máquina quebrou e, como tudo é importado, ficamos muito tempo sem cinema aqui. É bem parecido com o que acontece com os cineastas brasileiros", disse.
"Muitas vezes são obrigados a pagar muito mais caro por alguns serviços ou máquinas porque eles não existem aqui."
Weffort afirmou que vai assistir ao Oscar em sua casa junto com amigos. "Estarei lá em casa à vontade, tomando um uisquinho."
(LM)

Texto Anterior: Os indicados para o Oscar 96
Próximo Texto: Brasileiro faz festa em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.