São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lee Teng-hui vence e derrota a China

JAIME SPITZCOVSKY
ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

Lee Teng-hui, 73, venceu ontem a primeira eleição presidencial direta de Taiwan e sua vitória representa uma derrota para a vizinha China.
Lee Teng-hui, com 53,99% da votação, se tornou o primeiro presidente democraticamente eleito em 5.000 anos de história chinesa.
A China deslanchou no dia 8 manobras militares para intimidar Taiwan e enfraquecer a candidatura de Lee Teng-hui, que é o atual presidente de Taiwan.
Logo após o resultado da eleição, Pequim disse que o pleito não muda nada e que Taiwan continua sendo parte da China. A imprensa chinesa, controlada pelo governo, ignorou ontem a votação de Taiwan. A TV estatal e a agência de notícias "Xinhua" anunciaram apenas a eleição presidencial do Sudão.
Lee Teng-hui ganha uma eleição marcada pela mais tensa crise entre Taiwan e China desde os anos 50. Em resposta às manobras militares chinesas, os EUA enviaram dois porta-aviões à região.
Os exercícios militares chineses, no estreito de Taiwan, têm final previsto para amanhã.
As relações com a China foram o principal assunto da campanha eleitoral. O governo chinês considera Taiwan uma "província renegada" e busca a reunificação.
Pequim acusa Lee de afastar a ilha do objetivo da reunificação. Ameaça invadir Taiwan se ela declarar independência, ou seja, desistir de buscar a reunificação.
A separação veio em 1949, quando os comunistas triunfaram na guerra civil e os nacionalistas se refugiaram em Taiwan.
Lee nega defender a independência, mas condiciona a reunificação à democratização da China.
O ministro da Economia de Taiwan, Chiang Pin-kung, disse que depois das eleições é necessário achar um caminho para se diminuir as tensões com a China.
Lee discursou de noite num comício em Taipé (capital) com 50 mil pessoas. Agradeceu o apoio, mas não mencionou caminhos para resolver a crise com a China.
Segundo resultados oficiais preliminares, Lee tinha 53,99%. Ele pertence ao Kuomintang, o partido nacionalista.
Em outra má notícia para China, o candidato Peng Ming-min, do Partido Progressista Democrático, recolhia 21,33%, uma votação expressiva. Peng defende a independência de Taiwan.
Lin Yang-kang, candidato que propõe uma aproximação com Pequim, tinha 14,9%.
Lee Teng-hui votou em Taipé, depois de as urnas serem abertas às 8h (21h de sexta em Brasília). Parecia tenso e cansado e se recusou a comentar a crise com a China.
Assessores de Lee responsabilizavam a campanha intensa pelo cansaço do candidato. Eles calculam que ele tenha dado 7.000 apertos de mão por dia nas últimas semanas.
Os EUA apóiam Taiwan com sua maior mobilização naval na Ásia desde a Guerra do Vietnã em 1975. Foram enviados à região os porta-aviões Nimitz e Independence.
Taiwan também elegeu uma nova Assembléia Nacional, que antes escolhia o presidente.

Texto Anterior: Democratização amedronta a China
Próximo Texto: China realiza apenas manobras políticas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.